45º Toyo Matsuri

0
660

Festival Oriental da Liberdade será realizado em dezembro esse ano 

Dura0,,33346080-EX,00nte os dias 7 e 8 de dezembro será realizada a 45ª edição do Festival Oriental da Liberdade – Toyo Matsuri, na praça da Liberdade.

Organizado pela ACAL (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade), o evento promete contar esse ano com diversos shows artísticos e apresentações de tradicionais grupos de taikô e danças típicas. As ruas serão enfeitadas com o “nobori”, bandeiras típicas com mensagens de boas festas dos lojistas e patrocinadores.
Os enfeites do Toyo Matsuri são mantidos durante o mês de dezembro inteiro, até o dia 31, quando é realizado o Festival Motitsuki Matsuri, na mesma Praça da Liberdade.

História

O primeiro Toyo Matsuri foi realizado no dia 27 de novembro de 1969, organizado pela comunidade nipo-brasileira e contou com uma apresentação da dança típica “bom-odori”. No ano seguinte, o viaduto da Rua Galvão Bueno foi batizado de Viaduto Osaka, em homenagem ao acordo assinado um ano antes e que transformou São Paulo em cidade-irmã de Osaka, no Japão.

A festa com o “bom-odori” é realizada todos os anos e a partir de 2013 acontecerá no início de dezembro. O festival nasceu com o objetivo de atrair os consumidores para o bairro,na época que antecedia o Natal. Na década de 70, com a idéia de transformar o bairro da Liberdade em um bairro oriental e não apenas japonês, a prefeitura adotou o nome “Bairro Oriental da Liberdade”, de onde vem o nome de Toyo Matsuri (Toyo significa Oriental e Matsuri significa Festival).