Uma mulher nascida no 44º ano de Meiji (1911) e coincidentemente completará 108 anos no dia 1 de Maio, expressou sua esperança de que a próxima era, Reiwa, a sua quinta, seja pacífica.
A atual era Heisei que está terminando neste dia 30 de Abril quando o imperador Akihito abdicar, e a Era Reiwa começará no dia seguinte quando o príncipe herdeiro Naruhito subir ao trono imperial.
Miya Itoi, que atualmente mora em uma casa de repouso para idosos na capital da prefeitura de Gunma, Maebashi, a noroeste de Tóquio, nasceu no nordeste da província de Iwate. Ela foi para uma escola de meninas locais e entrou no que hoje é a Universidade Feminina Kawamura Gakuen em Tóquio. Após a formatura, ela trabalhou como professora de economia doméstica em uma escola de meninas na província de Fukushima, no nordeste do Japão, onde morava seu irmão mais velho.
Ela se casou com um homem da Prefeitura de Gunma que trabalhava para as forças armadas e se estabeleceu no ex-Estado de marionetes japonês na Manchúria, no nordeste da China. O casal não se envolveu diretamente na Segunda Guerra Mundial, mas retornou ao Japão quando a situação militar do país se deteriorou.
Depois da guerra, Itoi, que gostava de cozinhar, começou a ensinar jovens mulheres em Gunma a preparar refeições em meio à escassez de suprimentos. Suas aulas mais tarde se transformaram em uma aula de culinária aprovada pelo governador da prefeitura. Ela continuou os cursos até os 85 anos, na esperança de que seus alunos pudessem encontrar a felicidade através da culinária.
A mulher diz que o segredo da longevidade é a força de vontade. De acordo com uma funcionária da casa de repouso que Itoi frequenta, ela tem uma personalidade positiva e, às vezes, aconselha os mais jovens a “dar o melhor de si” de uma maneira que pareça uma professora. Itoi nunca teve uma doença grave e quase não tem medicação. Ela adora doces, incluindo chocolate e sorvete e, pode segurar seus pratos e comer sem ajuda.
Itoi compôs um poema lúdico ao se surpreender que ela viverá cinco temporadas quando sua filha mais velha, Toshiko Hoshino, 75, lhe disser que Heisei logo dará lugar a Reiwa. Mas durante sua longa vida, a jovem de 107 anos também passou por eventos dolorosos. Ela às vezes faz uma careta quando cenas de guerra ou o tsunami após o Grande Terremoto do Leste do Japão em 2011 são transmitidas pela televisão.
Toshiko perguntou a sua mãe o que, depois de ver as eras Meiji, Taisho, Showa e Heisei, ela espera em Reiwa. Para ela: “ser bonita, sem guerra”, respondeu Itoi.
Fonte: The Mainichi Shimbun
Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo Facebook, Twitter e Instagram.