O site de notícias do Animation Business Journal informou na quarta-feira (24/04) que a edição de 2019 do Digital Video Association estima que o valor total do mercado de vídeo digital no Japão seja de 220 bilhões de ienes (cerca de US $ 2 bilhões), um aumento de 19% do ano passado, 185 bilhões de ienes (cerca de US $ 1,65 bilhão). A taxa de crescimento é maior do que o aumento de 12% em 2016 e o ​​aumento de 13% em 2017. O relatório também prevê que até 2023, o valor de mercado será de 295 bilhões de ienes (cerca de US $ 2,63 bilhões).

Digital Content Association of Japan divulgou o relatório na terça-feira (23/04). O relatório inclui entrevistas com representantes de vários serviços de streaming, que indicam que o crescimento do mercado é devido à publicidade bem-sucedida, levando a uma melhor penetração no mercado. O diretor representante do Visual Media Research Institute, Kōichi Yomoda, também contribuiu com um artigo para o relatório.

O relatório divide o estado de 16 serviços de streaming no Japão: dTV, Hikari TV, J:COM On Demand, DMM.com, U-NEXT, VideoMarket, RakutenTV, Netflix, GyaO!, Google Play, Amazon Prime Vídeo, Hulu, DAZN, AbemaTV, Paravi e TVer.

NOTA: Os serviços acima inclui uma variedade de programação digital no Japão, que vai desde canais de músicas, documentários, filmes, seriados, doramas, animes, shows, apresentações, eventos de várias áreas e esportes, sendo neste caso incluindo a 1ª e 2ª divisões da J-League (Campeonato Japonês de Futebol), torneios de Sumô, ligas universitárias e a tradicional Liga Japonesa de Beisebol.

Esse crescimento do mercado de streaming, vai logo de encontro a queda de vendas de blu-ray e DVD, que teve queda de 24% em 2018. Na ocasião, a Japan Video Software Association (JVA) divulgou um relatório afirmou que as vendas de DVD e Blu-ray Disc para audiências gerais, excluindo lançamentos de aluguel, totalizaram 32,557 bilhões de ienes (cerca de US$ 292,2 milhões), uma queda de 24,2% em relação aos 42,931 bilhões de ienes de 2017. (Essa categoria inclui animes voltados para adolescentes ou espectadores mais velhos e exclui animações e animações estrangeiras voltadas para crianças).

Dessas vendas, as vendas de discos Blu-ray caíram 21,1% e as vendas de DVDs caíram 34,8%. As vendas de discos Blu-ray representaram 80,7% das vendas e as vendas de DVD representaram 19,3% das vendas. As vendas de animes de audiência geral compuseram 22.9% do mercado de vendas de home-vídeo em todo o planeta. As vendas de home-vídeo de animes para crianças caíram 28,6% de 2017 para 1,436 bilhão de ienes (cerca de US$ 12,8 milhões). Essas vendas representaram 1% do mercado total.

O aluguel de DVDs e Blu-ray Disc para o público geral caiu 16,5% em 2018 para 5,675 bilhões de ienes (cerca de US $ 50,9 milhões) e o aluguel de home-vídeos de anime caiu 19,3% para 1,437 bilhão de ienes (cerca de US $ 12,9 milhões).

No geral, o mercado de home-vídeo caiu 5,1% para 178,084 bilhões de ienes (cerca de US $ 1,598 bilhão) em comparação a 2017. As vendas de DVD caíram 7,3% e as vendas de discos Blu-ray caíram 2,7%. As vendas de DVD representaram 51,8% do mercado e as vendas de discos Blu-ray representaram 48,2% do mercado.

As vendas domésticas de DVDs de DVD e Blu-ray Disc para o público em geral, excluindo os lançamentos de aluguel, em 2017 tiveram um aumento de 2,6% em relação a 2016, impulsionadas pelas vendas de hits como o filme anime Kimi no Na Wa (your name) e  Kono Sekai no Katasumi ni (In This Corner of the World). O mercado de 2016 apresentou queda de 15,8% em relação a 2015.

O ano de 2017 foi o primeiro ano desde 1987 que o mercado de home-vídeo em geral foi inferior a 200 bilhões de ienes. A receita de home-vídeo no Japão diminuiu gradualmente desde 2005. As vendas atingiram o pico em 2004, com uma receita de 375,3 bilhões de ienes.

Fontes: Anime Xis – Link 1, Link 2, Amazon Business Journal – Link 1, Link 2,  Site da JVA, Relatório 2018 – Link 1Link 2Digital Content Association of Japan via ANN

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