As fortes chuvas que atingiram boa parte do Japão entre o final de Junho e o começo de Julho, causando alagamentos em várias cidades deram uma trégua, mas o clima parece que vai continuar incomodando os japoneses e sem dar trégua. Como de costume, a chegada do verão no país também resulta em altas temperaturas, fortes ondas de calor e infelizmente, muitas pessoas acabam adoecendo.

Segundo informações divulgadas pelo The Mainichi Shimbun, 11 pessoas morreram e 5.664 pessoas foram levadas para hospitais no Japão devido a problemas médicos relacionados ao calor na semana passada, quando as temperaturas subiram acentuadamente após o fim da estação chuvosa na maioria das áreas, disse o governo nesta terça-feira (30/07).

As pessoas andam em meio ao calor escaldante do verão no distrito de Asakusa, em Tóquio, em 29 de Julho de 2019. (Imagem: Kyodo via Mainichi)

O número de pessoas enviadas para hospitais quase triplicou de 1.948 na semana anterior. Aqueles com 65 anos ou mais representaram 52,6% do total da semana até o último domingo, de acordo com a Agência de Gestão de Incêndios e Desastres.

Das 5.664 pessoas, 119 apresentaram sintomas graves que normalmente exigiriam pelo menos três semanas de tratamento como internação, enquanto 1.792 sofriam de problemas menos graves, necessitando de estadias mais curtas.

As 11 mortes foram relatadas em 11 áreas diferentes entre as 47 prefeituras do Japão. A província de Aichi tinha mais pessoas correndo para os hospitais em 392, seguida pela Prefeitura de Osaka em 388 e Tóquio em 299.

Como é provável que as temperaturas permaneçam acima da média no Japão na próxima semana, a agência pediu que as pessoas permaneçam hidratadas e que descansem ocasionalmente.

Segundo informações de brasileiros que vivem no Japão, nesta última terça-feira (30/07), as temperaturas atingiram 41ºC em algumas regiões e nos dias anteriores ela tem ficado por volta dos 30ºC aos 35ºC, com sensações térmicas de mais de 40ºC.

Fonte: The Mainichi Shimbun
Imagem da capa: Mothership

Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo FacebookTwitter e Instagram.