Carnaval 2020

0
750

Carnaval de São Paulo tem grande participação nikkey e terá carro com temática da bomba atômica

Texto e fotos: Daniel Yonamine

 

Por mais um ano a comunidade nikkey participa em peso do Carnaval de São Paulo. Que a festa já caiu no gosto da comunidade japonesa todo mundo já sabe, mas a cada ano isso fica mais forte com mais japoneses (inclusive vindos do Japão só para desfilar) e descendentes nikkeys na avenida.

 

Entre as grandes participações, podemos citar um grupo de mais de 50 japoneses que vieram para desfilar pela escola Barroca da Zona Sul espalhados pelas diversas alas da escola conta Joe Kasai que já participa a anos da festa. Outro japonês praticamente com sangue brasileiro, já vem a quinze anos é o mestre sala da Império da Casa Verde, Tsubasa Miyoshi que traz sempre alguns alunos para desfilarem. Além dos japoneses, a apresentadora Sabrina Sato se mantém Rainha de Bateria da Escola Gaviões da Fiel.

 

Sinônimo de comunidade japonesa dentro do carnaval é a Escola Águia de Ouro, que já a 9 anos possui uma parceria com o Instituto Paulo Kobayashi e todos os anos além de montar uma ala nikkey também leva a escola para o carnaval de Asakusa e em 2019 foram também para Okinawa. O enredo da Águia esse ano é “O Poder do Saber”, e um dos carros mostrará que o saber pode ser usado tanto para o bem, quanto para o mal, simbolizado pela bomba atômica. Esse carro terá a participação de 120 nikkeys inclusive dos kenjinkais de Hiroshima e Nagasaki. Apesar do clima de festa, nesse carro os foliões não estarão pulando e cantando, e sim representando o desastre da bomba.