O Japão está se preparando para sua maior comemoração em anos com o advento da era Reiwa do futuro imperador Naruhito. Isso significa grandes oportunidades para empresas que esperam que os consumidores aproveitem os feriados e as recordações.

Muitos japoneses terão os feriados mais longos da “Golden Week”, 10 dias a começar do início da nova era do dia 1º de Maio, depois da abdicação do imperador Akihito em 30 de Abril e alguns estão aproveitando descontos. As desvantagens esperadas: engarrafamentos de monstros e lutas para manter as prateleiras das lojas abastecidas com tanta gente tirando folga.

Kenzo Watanabe e sua noiva Chiharu Yanagihara pagaram apenas 48 mil ienes (US$ 428,00) por uma cerimônia de casamento com tudo incluído, que normalmente custaria quase 70 mil ienes.

Kenzo Watanabe, à direita, olha para sua noiva, Chiharu Yanagihara, experimentando um vestido de casamento em uma empresa japonesa de casamentos em Tóquio, em 11 de abril. (Imagem: AP Photo)

“Como estamos hospedando alguns eventos, é caro. Então, eu realmente queria uma cerimônia de casamento acessível”, disse Yanagihara enquanto percorria as opções de vestido de noiva durante uma montagem. “O timing foi bom e é muito útil ter essas campanhas de vendas.”

A transição da era Heisei de Akihito para a próxima era Reiwa é uma rara oportunidade para celebrar: a era Heisei veio em meio ao luto pelo pai de Akihito, o falecido imperador Hirohito, uma época de contenção sombria.

Futuro imperador Naruhito (a esquerda) ao lado do atual imperador Akihito (a direita), que abdicará ao trono no dia 30 de Abril.

Muitos japoneses esperam por melhores tempos na era Reiwa: as décadas recentes trouxeram o estouro da economia de bolhas do país e longos períodos de recessão. Muitas empresas pretendem aproveitar ao máximo a oportunidade com os “últimos de Heisei” como passeios, eventos e bens que vão desde calendários e selos para pães de feijão, camisetas e doces.

Salões de casamento estão fazendo um negócio em expansão.

“Em comparação com o ano anterior, em Janeiro, Fevereiro e Março, tivemos um aumento de 10% nas visitas”, disse Masayuki Katsuta, gerente de marketing da LEC, o salão de festas que organiza as núpcias de Watanabe-Yanagihara.

No geral, os analistas esperam que a mudança de era gere um impulso econômico no valor de 500 bilhões de ienes, disse Toshihiro Nagahama, economista-chefe do Daiichi Life Research Institute. Ele estima que os gastos adicionais com casamentos somarão 86 bilhões de ienes.

“Há um clima de celebração antes da abdicação desta vez”, disse Nagahama.

Parte do gasto extra irá para revisões de papelaria, calendários, formulários do governo e outros itens que precisam ser alterados para refletir a mudança de época.

Os calendários ocidentais que prevalecem na maioria dos países são amplamente utilizados no Japão, mas, em muitos casos, documentos governamentais e comerciais e selos usados ​​em transações oficiais usam datas imperiais.

A empresa de selos Kippodo recebe de 300 a 500 pedidos diários para novos selos de rotulagem da era Reiwa desde que o nome da nova era foi anunciado em 1º de Abril.

“Nos últimos anos, com o desenvolvimento da tecnologia, as empresas de selos não receberam tantos pedidos. Mas vemos isso como uma oportunidade de negócio. A mudança de era é uma coisa boa”, disse Shigeo Kojima, diretor da Kippodo.

Analistas dizem que os gastos, particularmente no setor de turismo, também receberão um impulso, já que a mudança de época vai estender o período usual de férias “Golden Week” do Japão para 10 dias, de 27 de Abril a 6 de Maio.

As cervejarias estão impulsionando a produção em antecipação a um aumento na demanda e as lojas de departamento armazenaram itens comemorativos.

Por outro lado, com muitas fábricas planejando ficar ociosas por uma semana ou mais, algumas empresas terão sucesso na longa pausa. Outros estão se esforçando para se preparar: com as estradas provavelmente bloqueadas por 25 milhões de turistas, as empresas de logística antecipam gargalos e atrasos nas entregas nesse país, onde prevalecem os sistemas just-in-time de suprimento.

Aqueles com orçamentos apertados não ficam tão entusiasmados com planos de parques temáticos e outras atrações para aumentar os preços dos feriados. Trabalhadores horistas não assalariados perderão renda.

Uma pesquisa da agência de notícias Jiji Press descobriu que 40% dos entrevistados estavam insatisfeitos com o feriado, superando os 36,5% que estavam satisfeitos.

“Somente os ricos se regozijam: esqueça este feriado de 10 dias!” exclamou uma manchete no tabloide Shukan Gendai.

Voltando ao casal, Watanabe disse que a decisão de se casar agora – a cerimônia é na sexta-feira – não estava realmente ligada ao fim da era Heisei. Mas o aniversário de sua noiva é em Abril, então parecia um bom momento para dar o nó.

“Para nós, este ano será um com muitos eventos memoráveis. Então, para nós, o último ano da era Heisei é um dos que não esqueceremos”, disse ele.

Fonte: The Asahi Shimbun

Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo FacebookTwitter e Instagram.