Comunidade: Fórmula de sucesso

0
856

Por mais um ano, Bunkyo colhe os frutos de um grande evento, o Sakura Matsuri

Redação/ Foto: Gabriel Inamine

credito gabriel inamine2Com público estimado em 20 mil pessoas nos dois dias de evento, todas as dependências do Centro Esportivo Kokushikan Daigaku estiveram lotadas. Tudo por conta do Festival das Cerejeiras Bunkyos, em São Roque, que, em sua décima sétima edição, mostrou toda a beleza da cultura japonesa e plasticidade da “sakura”, flor-símbolo do Japão.

E, com o tempo bom, só restou aos presentes desfrutar de toda a programação e estrutura. No Ginásio Esportivo, onde foram instaladas as exposições sobre a imigração japonesa e a cultura japonesa, o público circulou observando atentamente cada um dos itens expostos. Nesse mesmo local, na sobreloja, a sala de bioenergia e de vivência das flores montada pela MOA International do Brasil ficou lotada.

No hall do Ginásio, o público interessado em fotografia fez questão de se inscrever no “2° Concurso Bunkyo de Fotografia”, patrocinado pela FujiFilm do Brasil.  “Não só pelos valiosos prêmios oferecido aos três primeiros classificados, mas pela possibilidade de ter o trabalho publicado em cartazes, como aconteceu neste ano”, explicou Anacleto Hanashiro, coordenador do concurso, destacando que foram feitas 261 inscrições.

credito gabriel inamineAo lado, na entrada do Ginásio, a Associação Cotia Seinen reuniu a ala dos jovens para a demonstração mochitsuki e degustação de mochi. A oficina teve duas finalidades – trazer a ala jovem da entidade para aprender os “segredos” do mochitsuki e apresentar ao público em geral não somente o ato de socar o mochi, como também as várias possibilidades de degustar esse tradicional prato japonês. Como era de se esperar, rapidamente, o local se transformou num dos pontos mais concorridos, com direito a muitas fotos e poses.

Para o presidente do Bunkyo, Kihatiro Kita, o festival “foi um sucesso” , superando a expectativa da própria comissão organizadora. Um dia após o evento, ele mesmo ainda estava “extasiado” com a repercussão positiva. “Trabalhamos duro para um evento memorável. Foi o que aconteceu. O tempo, as atrações, enfim, o clima estava propício a um grande evento. Só tenho a agradecer”, afirmou Kita.

(com Célia Oi, do bunkyo.org.br)