Em tempos de quarentena, a revista Mundo Ok traz informações relevantes sobre a pandemia do Covid-19 e dicas do que fazer em casa durante o isolamento social

O mundo em quarentena

 

Em uma época em que os países lutam contra o novo coronavírus, a revista Mundo Ok traz um apanhado com as principais informações sobre o vírus e as melhores estratégias de prevenção, além de dicas diversas do que fazer em casa durante o período de isolamento social

 

O ano de 2020 teve início com o alerta de um novo vírus circulando na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na República Popular da China. Tratava-se de uma nova cepa de coronavírus, que não havia sido identificada antes em seres humanos. No início de março, a Organização Mundial da Saúde decreta pandemia do novo coronavírus, ou seja, o Sars-Cov-2 se espalhou pelo mundo e afeta um grande número de pessoas. Até o fechamento desta edição (xx de março), mais de 500 mil pessoas em mais de 170 países e territórios foram infectadas pela Covid-19 (doença provocada pelo vírus), com mais de 20 mil mortes no mundo. Itália, Espanha, China e Estados Unidos reúnem os maiores números de casos e mortes da doença. No Brasil, são quase três mil casos confirmados e quase 100 mortes. A maioria dos casos e mortes, em São Paulo. Mas, todo o país já tem transmissão comunitária – quando um vírus passa a circular livremente entre a população e não é mais possível identificar como a pessoa se infectou.

 

Entre as medidas para conter o avanço do vírus no país e evitar o possível colapso do sistema de saúde, o governo de São Paulo, estado mais atingido no Brasil, proibiu a realização de grandes eventos, fechou escolas públicas e privadas e desde o dia 24 de março instalou a quarentena, com o fechamento do comércio e serviços não essenciais, deixando milhares de pessoas em casa.

 

Decisão que afetou e muito a comunidade nipo-brasileira, com o cancelamento ou adiamento de grandes eventos e matsuri, como o Festival do Japão, adiado para 2021, e transformou o movimentado bairro oriental da Liberdade, deixando suas ruas vazias. Até as Olimpíadas de Tokyo, programadas para julho de 2020, foram adiadas para 2021, ainda sem data certa para ser realizada, mas que deverá acontecer até o final do verão no Hemisfério Norte.

 

Mas… o que é, afinal, esse novo vírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Pesquisas apontam que esse novo coronavírus teve origem em um animal silvestre vendido no mercado de Wuhan, mas ainda não foi confirmada a espécie. Cobra, morcego e pangolim foram apontados como possíveis transmissores em três pesquisas. O vírus pode se propagar de pessoa para pessoa por meio de gotículas do nariz ou da boca que se espalham quando uma pessoa com Covid-19 tosse fala ou espirra.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os sintomas mais comuns da Covid-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia. Médicos otorrinolaringologistas britânicos, citando informes de colegas em todo o mundo, informaram que a perda ou redução do olfato (asnomia) e do paladar (ageusia) também são sintomas significativos associados à Covid-19.

 

A OMS explica que todos esses sintomas, geralmente, são leves e começam gradualmente. A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. Uma em cada seis pessoas contaminadas fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar. Pessoas com febre, tosse e dificuldade em respirar devem procurar atendimento médico.

 

O grupo de maior risco, e que tendem a desenvolver a forma mais grave da doença, são as pessoas idosas (acima de 60 anos) e as que têm doenças crônicas ou outras condições de saúde como pressão alta, problemas cardíacos, asma ou diabetes.

 

Infelizmente, ainda não existe uma vacina nem medicamento antivirial específico para prevenir ou tratar a Covid-19. As pessoas infectadas estão recebendo cuidados de saúde para aliviar os sintomas. A boa notícia é que em todo o mundo, grupos de cientistas têm se empenhado para

desenvolver possíveis vacinas e alguns tratamentos medicamentosos específicos, com testes através de ensaios clínicos.

 

 

Previna-se!

 

Confira as dicas da OMS e do Ministério da Saúde do Brasil para se proteger do novo coronavírus

 

 

– Lave bem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel 70. Lave também os pulsos e esfregue as partes internas das unhas;

 

– Evite tocar nariz, olhos e bocas antes de limpar as mãos;

 

– Cubra o nariz e boca com um lenço de papel ou com o antebraço ao espirrar ou tossir;

 

– Evite cumprimentar as pessoas com aperto de mãos, abraço ou beijo no rosto;

 

– Se possível, fique em casa e evite ao máximo aglomerações;

 

– Se precisar sair de casa, mantenha uma distância segura das outras pessoas de, pelo menos, 1 metro (3 pés);

 

– Mantenha os ambientes sempre bem ventilados;

 

– Não compartilhe objetos pessoais como pratos, copos e talheres;

 

– Limpe objetos e superfícies tocados frequentemente, como celulares, bancadas de trabalho, maçanetas etc.

 

 

** Carol, se vc conseguir fazer um box bem visual, com uns vetorizinhos ilustrando cada orientação, acho que fica mais fácil das pessoas assimilarem…

 

 

 

Aproveite o tempo em casa para…

 

 

SE ATUALIZAR:

 

 

– Harvard: Uma das mais famosas universidades americanas liberou 100 cursos online gratuitos divididos em 14 áreas: Artes e Design, Negócios e Gestão, Ciência da Computação, Governo, Leis e Política e outros. Todos com certificado! (https://online-learning.harvard.edu/catalog)

 

 

 

– JCI Talks: Toda quarta-feira durante o mês de abril, a partir das 21h, a JCI Brasil terá em seu Instagram (@jcibrasil) treinamentos e capacitações de forma gratuita e aberta com temas sobre liderança;

 

 

 

 

COLOCAR A LEITURA EM DIA:

 

– Amazon: A gigante Amazon liberou diversos livros de graça na versão Kindle, podendo ser baixados para a leitura em diversos dispositivos. São livros sobre sociologia, educação, psicologia, política, entre outros temas.

 

 

 

 

– Mangás: Com a ajuda do nosso especialista no universo geek, Lau Moreira, selecionamos três mangás para vocês aproveitarem durante a quarentena:

 

 

 

  • Devilman: Conheça a cativante e, sobretudo, visceral história do nascimento do lendário Devilman, que marcou época e é recontada até os dias de hoje, inspirando a produção da série original Netflix: Devilman Crybaby. (Go Nagai, New Pop Editora);

 

 

 

  • Akira: Nesta aventura cheia de ficção, Kaneda tenta salvar o amigo Tetsuo, enquanto uma terrível e monstruosa entidade ameaça despertar. (Katsuhiro Otomo, Editora JBC);

 

 

 

  • Wotakoi: O Amor É Difícil Para Otakus: Mergulha na história dos amigos de infância Narumi Momose, que adora histórias yaoi, e Hirotaka Nifuji, um viciado em games, que tentam manter um relacionamento, apesar dos seus gostos pessoais distintos. (Fujita, Editora Panini).

 

 

 

MARATONAR:

 

– Studio Ghibli: O serviço de streaming Netflix disponibilizou 21 opções de filmes premiados do aclamado estúdio de animação japonês, como “A Viagem de Chihiro”, “O Castelo Animado” e “Meu Amigo Totoro”. Tem emoção, aventura e fantasia para se divertir com a família toda.   

 

 

– Animês: Nosso especialista em animês, Lau Moreira, montou uma lista com animês que você não pode deixar de assistir durante essa época de isolamento social. Confira:

 

 

 

  • Stone: Depois que uma luz misteriosa cobriu a terra, a humanidade foi toda transformada em pedra. Após 3700 anos o brilhante gênio Senku desperta e com seu conhecimento científico tenta restaurar a humanidade. (Crunchyroll);

 

 

 

  • Vinland Saga: Com temática Viking, Thorfinn vive com um grupo de saqueadores buscando a oportunidade para cumprir seu objetivo: vingar a morte de seu pai Thors. Para isso, ele precisa de um duelo com Askeladd, líder do bando e assassino de Thors. (AmazonPrime);

 

 

 

  • Karakai Jouzu no Takagi-san: O romance escolar apresenta a vida cotidiana de Takagi, que gosta de provocar seu colega de classe Nishikata, e as tentativas fracassadas de Nishikata de vingá-la. (Crunchyroll e Netflix).

 

 

 

SE EXERCITAR:

 

Centauro: Grupo de profissionais de educação física promoverão, diariamente, treinos ao vivo e gratuitos, com duração de 30 minutos, no Instagram da Centauro (@centauroesporte);

 

Pri Leite Yoga: Em seu canal no Youtube, a especialista em Yoga, Pri Leite oferece diversas aulas gratuitas para quem deseja praticar yoga. Além de uma série especial intitulada “Yoga Para Não Surtar – Covid-19”, aulas voltadas para diminuir a ansiedade e a síndrome do pânico.

 

 

JOGAR:

 

– The Enemy: A maior plataforma de games do Brasil lista 20 jogos grátis para passar o tempo e se divertir durante o isolamento social. (https://www.theenemy.com.br/pc/jogos-gratis-coronavirus#item-list-1).

 

– Pokémon GO: Game criado para motivar jogadores a saírem de casas, passa por algumas modificações especiais para ajudar quem enfrenta uma quarentena conseguir continuar brincando em casa;

 

 

SE DIVERTIR:

 

– 8shinji7898: Se está sentindo saudades dos festivais da comunidade nipo-brasileira, no canal do Shinji no Youtube é possível rever grandes apresentações dos matsuris.

 

– Spcine Play: Streaming com conteúdos exclusivos da programação cultural da cidade de São Paulo, com shows, espetáculos, palestras e performances, tudo de graça, por 30 dias;