Os funcionários da estação de trem no Japão são um grupo dedicado, comprometendo-se a fornecer o mais alto nível de segurança e profissionalismo aos passageiros, coisa que outros países só podem é sonhar.

Mas um anúncio público em 4 de Abril pela Japan Railways East (JR East), a empresa que administra uma das maiores redes ferroviárias públicas do país, abalou os funcionários com uma nova mudança. Especificamente, os títulos de “condutor de trem” ou “maquinista de trem” serão abolidos, para serem substituídos por funções gerais de “tripulação” e “líderes de equipe”.

Este ajuste entrará em vigor em abril de 2020.

Junto com isso também vem a remoção de testes in-house atualmente obrigatórios para todos os condutores. Mais do que simplesmente uma mudança de nome, a JR East confirmou que a mudança de funções específicas para uma “tripulação” abrangente é uma maneira de a gerência empregar mão-de-obra rapidamente onde quer que seja mais necessária, particularmente durante os meses agitados que levam à Jogos Olímpicos de Tóquio em Agosto de 2020.

Embora o papel de líder de equipe não tenha sido esclarecido, supomos que possa ser um pessoal experiente encarregado de implantar e treinar a equipe.

Assim, mesmo que alguém possa ser um membro da tripulação, ele ou ela poderia estar trabalhando como operador de trem um dia e, de repente, atendente de porta ou assistente de plataforma no próximo, talvez até mesmo todos no mesmo dia.

Ser um funcionário da JR East ficou muito mais desafiador.

Esta é a primeira vez que JR East considera uma reformulação do sistema atual, desencadeada por uma preocupante falta de mãos. Enquanto o novo acordo espera cultivar a flexibilidade do pessoal, a empresa enfrentou uma reação dos funcionários quando foi revelada a eles no final de Março.

E compreensivelmente assim, como o anúncio apresentou mais perguntas do que respondeu. Os membros da tripulação serão forçados a receber treinamento em funções nas quais não estão interessados? Eles devem assumir vários papéis por dia? Como o pagamento funciona então?

Os detalhes não foram revelados além da mudança, mas os internautas japoneses estavam preocupados:

  • “Estou mais preocupado com a eliminação dos testes internos. Haverá mais acidentes se não houver certificação adequada.” 
  • “Parece que haverá menos pessoas interessadas em trabalhar com eles, já que eles não saberão o que acabarão fazendo.” 
  • “Eu realmente não me preocupo com os testes, mas algumas crianças sonham em ser maestro. Eu gostaria que eles mantivessem o mesmo.”

Esse ajuste parece temporário, por enquanto, para lidar com as Olimpíadas de Tóquio, mas pode muito bem se tornar um sistema permanente depois disso. Talvez a JR East tenha outros planos para preencher a escassez que não conhecemos, como ter um esquadrão de robôs à mão, mas só podemos esperar que eles forneçam uma imagem mais clara para os funcionários nos próximos meses.

Fonte: Livedoor News via Hachima Kiko

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