Ser vegano é a opção de vida tomada por pessoas que querem apenas consumir alimentos orgânicos como cereais, sucos e frutas, sem ter nada que venha a ser derivado de animais, o que ajuda a resultar, dependendo do dia-dia da pessoa, em uma vida mais saudável. Porém, tem um lado muito complicado nisso que é o fato de encontrar lugares que tenham a opção de produtos veganos, como restaurantes e lanchonetes a ponto de manter a mesma dieta.

Mas as coisas estão melhorando para aqueles com dietas sem carne e sem leite, pelo menos na maioria das grandes cidades. Em 21 de Abril, um Festival Vegano Gourmet foi celebrado no Kiba Park, um próspero espaço para eventos na cidade de Koto, em Tóquio.

Chamada de “Vegefes”, o evento tinha 74 barracas individuais montadas, incluindo food-trucks, cada uma vendendo suas próprias delícias orgânicas e sem derivados de animais. Ingredientes, informações sobre alergias e razões para comer mais alimentos veganos são listados em cartazes das vendas:

Como diz o cartaz, o hambúrguer é 100% vegano. Quem olha de longe vai dizer que com certeza é impossivel de ser um produto com nada animal:

Mas, na verdade, o hambúrguer é feito a partir de carboidratos: polpa de tofu, soja e batata:

Quem provou dizia que era difícil para ela colocar exatamente a carne que tinha gosto, no entanto. Não é bem frango, nem carne de porco… mas tinha um sabor inconfundivelmente carnudo que era difícil de colocar.

As texturas dos produtos usados nos espetinhos são impressionantes. De longe você não falaria que é 100% orgânico:

O festival foi recheado com delicias sem carnes, já que a carne de origem vegetal foi o tema do evento. Mas quem procurava um pouco mais, encontrava iguarias tão saborosas como cerveja orgânica e até mesmo Coca-Cola orgânica!

Simplesmente este refrigerante de Cola da Red Bull usa ervas, especiarias e açúcares naturais, bem como nozes de cola:

Em barracas de mercadorias em geral, poderiam ser encontradas mais alimentos de vários tipos para quem vive um estilo de vida vegano holístico. E quando você se depara, encontra até comida para animais totalmente sem uso de derivados animais:

Este parecia ser um produto curioso, especialmente porque os gatos e os cães são carnívoros naturais e claro, se depender deles, eles não adotariam um estilo de vida assim por razões morais para melhorarem a saúde. Em um cartaz no evento, pôde-se ler:

“Os gases de efeito estufa emitidos ao produzir 100 gramas de carne bovina são iguais aos emitidos ao produzir 25 vezes a quantidade de tofu. Dizem que se parássemos completamente a indústria pecuária e suspendêssemos toda a produção de carne e laticínios, mais de 70% das fazendas do mundo seriam desnecessárias e poderiam ser revertidas para terras naturais.”

Claramente isso é um alerta, pois embora que no ecossistema urbano é praticamente impossivel para cães e gatos se alimentarem por si próprio, vem o significado de que as vacas e os frangos precisam ser criados para fazer ração animal para alimentá-los, o que resulta em mais danos à natureza… o que significa que menos animais podem sobreviver por conta própria. No final, o cartaz ainda diz:

“Naturalmente, não é realista parar toda a carne e produtos lácteos. Mas esperamos que isso faça com que você pense sobre essas questões ambientais enquanto também desfruta de alternativas à carne baseadas em plantas.”

Isso também faz com que muita gente reflita o fato de que pessoas abordam o veganismo como se fosse uma questão de bem-estar ou saúde pessoal. Neste festival, é explicado como uma escolha de estilo de vida ao invés  de apenas uma escolha dietética ou estética.

No evento, eram vendidos esses saches de produto seco “Whole Soybean Meat” por 400 ienes:

Os filés de soja secos devem ser fervidos por cinco a dez minutos e então podem ser cozidos em um prato normalmente.

Antes de ferver
Depois de ferver, triplicou de tamanho… isso que é dinheiro bem usado!

A pessoa pode usar o filé de soja para fazer uma fritura e quem comprou este produto diz que é uma ótima alternativa para quem quer reduzir a quantidade de carne animal em sua dieta, sem perder o sabor:

Quem estiver no Japão e quer conhecer de perto, infelizmente esta feira em Tóquio já terminou, mas já há algumas que serão realizadas ainda este ano. No site dos organizadores já tem datadas que os próximos festivais veganos serão realizados no Parque Tsuruma, na província de Showa, em Nagoya, nos dias 5 a 20 de Outubro e no Kiba Park, em Tóquio, em 29 de Setembro. Também estão em planejamentos datas e locais para a realização das feiras em Kyoto.

Mais informações: Vegan Gourmet Festival

Fonte / Imagens: SoraNews (Ikuna Kamezawa)

Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo FacebookTwitter e Instagram.