Quando se trata do inicio da primavera, todos já sabemos, é a temporada de admirar as flores de cerejeiras, ou sakuras por todo território japonês. Os visuais das floradas resultantes são fantásticos, coisa que atrai pessoas de diversas partes do mundo somente para admira-las e fotografa-las.

Enquanto alguns dos mais famosos destinos de observação de flores de cerejeira do Japão estão localizados em cantos distantes do país ou no alto das montanhas, você ainda pode ver exibições deslumbrantes das flores bem no meio de Tóquio. Um dos melhores pontos de sakuras está localizado a poucos passos da estação de Shinjuku, onde você encontrará o jardim Shinjuku Gyoen.

Os jardins são lindos em qualquer época do ano, mas particularmente na primavera. Logo dentro dos portões há um amplo campo gramado cercado por cerejeiras, perfeito para estender um cobertor para um piquenique e, mais sakuras aguardam mais fundo enquanto você caminha pelos caminhos e pontes entrecruzados.

Sakura em Shinjuku Gyoen, aquela belíssima visão multicolorida, da qual nenhum fotografo quer perder:

Se o nome Shinjuku Gyoen parece familiar, pode ser porque o jardim já estava nos noticiários das TVs japonesas por uma razão incomum. O Shinjuku Gyoen cobra um valor de entrada, mas foi descoberto que um funcionário estava deixando os estrangeiros entrar de graça, porque ele estava com medo de falar sobre essa taxa, com uma estimativa da receita perdida chegando a 25 milhões de ienes (US$ 223.000,00).

Entrada do Parque

No entanto, Shinjuku Gyoen está prestes a ver um grande aumento em sua renda e não apenas por causa dos convidados extras que vêm para ver as flores de cerejeira. Poucos dias antes das flores começarem a florescer em Tóquio, os novos preços dos ingressos entraram em vigor para o jardim e agora eles são mais do que o dobro do que eram antes.

Desde 19 de Março, a admissão de adultos em Shinjuku Gyoen é agora de 500 ienes (US$ 4,50), um salto proporcionalmente enorme em relação aos 200 ienes anteriores. O novo preço havia sido anunciado em Janeiro, mas ainda é surpreendente ver a mudança acontecer, já que muitas pessoas estão planejando fazer festas de hanami no parque nas próximas duas semanas.

As placas na entrada do jardim anunciam o novo preço em japonês e inglês:

No entanto, você poderia argumentar que os preços dos ingressos estavam atrasados ​​para uma revisão, uma vez que eles permaneceram os mesmos desde 1994. Há também algumas sutilezas extras que acompanham o aumento, como o horário estendido (o jardim está aberto até às 18h na primavera e no outono e às 19h no verão) e reformas em andamento incluem banheiros ampliados.

E outro lado positivo é que mesmo a mais que o dobro do preço antigo, 500 ienes ainda é uma taxa de entrada bastante razoável para um dos maiores espaços verdes no centro de Tóquio, especialmente quando suas árvores estão ficando rosa. Se você estiver em Tóquio, não esqueça de passar uma tarde nesse parque, chame seus amigos, pegue sua camera fotográfica e divirta-se.

Fontes: Tokyo MX, Ministério do Meio Ambiente do Japão
Imagens: SoraNews