Internacional: Exportação cultural

0
488

De olho nas Olimpíadas em 2020, Japão quer expandir seu alcance através da música

Fotos: Divulgação

Larc en Ciel foi responsável por encerrar os grandes shows do estádio de Tóquio
Larc en Ciel foi
responsável por encerrar os grandes shows do estádio de Tóquio

As Olimpíadas no Japão estão programadas para 2020, daqui seis anos. Até lá, há muito trabalho, com base em planejamento e buscando sempre a perfeição, marcas características dos orientais. Paralelamente, os japoneses buscam, também, mostrar todo o seu potencial cultural para o mundo, através de um dos pilares de qualquer nação. No caso, a musicalidade, através do evento “Japan Night – A Move With The Music of Japan”, realizado nos dias 28 e 29 de maio.

Com a participação de artistas consagrados, o evento musical foi bastante estratégico: realizado no Estádio Nacional de Tóquio, marcou o fim de grandes eventos e espetáculos no local, que passará por uma reforma para abrigar as competições de 2020. Para tanto, foram convocados artistas como Ikimonogakari, The Gospellers, Perfume, Man with a Mission, além da lenda musical japonesa, L´Arc-en-Ciel. Não é preciso dizer o quanto um evento deste porte movimentou milhares de pessoas, com fãs ardorosos por todos os lados.

A Yamato Comunicações e Eventos foi a única empresa representante do Brasil presente no evento. Através de um convite formalizado pelo governo japonês, a equipe cobriu in loco cada detalhe das apresentações, bem como estabeleceu novos canais de informação com autoridades e personalidades de países como Taiwan, Estados Unidos, França, Alemanha, Indonédia, Russia, dentre outros. O intercâmbio resultante desses encontros servirá para fomentar novos negócios entre os países – além de serem potenciais candidatos a sediarem festivais de música pop do Japão. Ou, como o próprio comitê gestor do projeto afirma, “um time de cooperação global” para apresentar a cultura pop japonesa no mundo.

No palco, a perfeição japonesa deu o tom. Luzes, telões e cenários de primeira fazem de qualquer espetáculo japonês uma grande celebração, envolvendo todo o público. Soma-se a isso as apresentações artísticas dos astros japoneses, que ensaiam cada detalhe da apresentação, e, então, o entretenimento está garantido. De fato, se a intenção é exportar a musicalidade oriental, os japoneses estão no caminho certo. Tudo como manda o figurino nipônico, com planejamento e objetivos finais bastante claros. Que venha, agora, os festivais para países como o Brasil e outros, brindando à cultura japonesa como deve ser.