Atualmente, os astronautas japoneses estão ocupados fazendo viagens a estações espaciais e iluminando os dias de todos com drones de câmera fofos, mas uma declaração recente do presidente dos Estados Unidos mudou tudo em relação ao futuro deles.

Em uma coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro Shinzo Abe em 27 de Maio, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou oficialmente que os EUA e o Japão aumentarão drasticamente sua cooperação na exploração espacial humana.

“O Japão se unirá à nossa missão de enviar astronautas americanos ao espaço. Nós estaremos indo para a lua. Nós estaremos indo para Marte muito em breve. É muito emocionante. E do ponto de vista militar, não há nada mais importante agora do que o espaço”, disse Trump.

Notícias fantásticas para o pessoal da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) (imagem: SoraNews).

A declaração veio em meio a crescentes tensões entre a China e os EUA em uma corrida tecnológica por domínio além da atmosfera da Terra, que pode ser um catalisador para os objetivos da própria JAXA na exploração espacial.

A NASA já está acelerando o trabalho em uma missão multifase chamada de programa “Artemis”, um projeto ambicioso a ser realizado nos próximos anos que irá estabelecer uma mini-estação em órbita e culminará em astronautas andando em solo lunar até 2024.

Isso marcará a primeira vez que os astronautas japoneses pisam no vizinho brilhante e não muito distante da Terra. (Imagem: Divulgação)

O administrador da NASA, Jim Bridenstine, confirmou que o esforço conjunto 
irá estender-se até Artemis e entrar em Marte.

O espaço exterior tem um lugar especial no coração de muitos japoneses e os internautas não ficaram menos entusiasmados com a colaboração:

  • “As contribuições da JAXA para a exploração espacial devem ter chamado a atenção da NASA. Bom trabalho, JAXA.” 
  • “ Isso é tão excitante! Jaxa é incrível!” 
  • “ JAXA e NASA podem estar apertando as mãos com sorrisos em seus rostos, mas abaixo da superfície eles estão chutando uns aos outros como se fosse uma competição. Não é uma coisa ruim.”

Um internauta interveio para lembrar a todos que a NASA deve muito ao Japão por seu contínuo sucesso na indústria espacial:

“A NASA está sendo apoiada por equipamentos fabricados no Japão. Peças especializadas que não podem ser fabricadas na América são fornecidas pelo Japão e pela Alemanha. Até mesmo material fornecido pela Alemanha é produzido pela primeira vez no Japão. Nosso país contribui com equipamentos não fabricados em nenhum outro lugar do mundo. Lembrei-me de Shingo Katori entrevistando funcionários da NASA e descobrindo que 70% das peças eram produzidas nos Estados Unidos, enquanto o Japão e a Alemanha somavam os 30% restantes. Sem esses dois países de apoio, a NASA não estaria na vanguarda da tecnologia hoje”.

Os humanos andaram pela última vez na lua em 1972, marcando uma combinação extraordinária de tecnologia de ponta e realização humana. Daqui a alguns anos, os astronautas japoneses conseguirão repetir o feito de pisar no solo lunar com a Terra os aplaudindo. Se tudo correr bem, talvez um dia eles possam construir um enorme Gundam em movimento e viver seus sonhos de robô mais selvagens.

Fontes: The White House, Bloomberg, Japan Times via SoraNews

Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo FacebookTwitter e Instagram.