JAPAN HOUSE São Paulo recebe o artista Takesada Matsutani

0
1929

JAPAN HOUSE São Paulo recebe um dos grandes nomes da arte japonesa do pós-guerra, o artista contemporâneo Takesada Matsutani. Pela primeira vez no Brasil, a exposição contará com duas obras e duas performances, de 06 a 11 de março, paralelamente à exibição que estará vigente na galeria Bergamin & Gomide.

Reconhecido como um criador de vanguarda, Matsutani tem como principal material a cola de vinil (espécie de adesivo de contato com aderência rápida e flexibilidade após a secagem). Na JAPAN HOUSE São Paulo, estarão as peças: Stream São Paulo, 1995 (Adesivo vinílico, grafite, tinta sumi e papel montado sobre tela – 91 x 335 cm) e Project-2, 2015 (Grafite e tinta sumi sobre papel – 61 x 81 cm). No dia 05 de março, o artista realizará a performance Ichi e a evolução deste trabalho poderá ser acompanhada pelo público durante toda a semana, a partir do dia 06 de março. No dia 11, o artista realizará a performance Action São Paulo, que poderá ser seguida pelos visitantes. Além disso, realiza duas atividades especiais voltadas para crianças. Na Ponto de contato, as crianças interagirão com o artista e os materiais (tinta, bastão de madeira, tecido de algodão) que ficarão no chão. Já na atividade Desenhos, as crianças serão convidadas a, juntamente com o Matsutani, desenhar em um papel. Ao final, está peça será agregada a exposição do artista na JAPAN HOUSE São Paulo. Essas ações fazem parte da Paulista Cultural, iniciativa que prevê uma programação especial em diversas instituições da Avenida Paulista, como Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural e MASP, além da JAPAN HOUSE São Paulo.

Nascido em Osaka no ano de 1937, fez parte de um dos coletivos artísticos mais inovadores e influentes do Japão, o Gutai, a partir da década de 1960 até se mudar para Paris em 1966, após ganhar o primeiro lugar do 1º Concurso de Arte Mainichi, conquistando uma bolsa do governo francês. Seu trabalho pode ser visto  em importantes instituições públicas, como o Museu de Arte Moderna de Paris, o Museu de Arte Moderna de Tóquio e o Museu de Arte de Ashiya no Japão. Ainda em atividade, é um dos maiores artistas de sua geração e continua a demonstrar o espírito  Gutai ao transmitir a reciprocidade entre o gesto puro e a matéria-prima. Em 2017, fez parte da 57ª Edição da Bienal de Veneza Viva Arte Viva com curadoria de Christine Macel. A exposição na Bergamin & Gomide ocorrerá de 03 de março a 20 de abril e abrigará trabalhos com grafite, cola de vinil, colagem e acrílico, entre outros materiais, tendo como suporte o papel, a tela e a madeira.

TAKESADA MATSUTANI NA JAPAN HOUSE SÃO PAULO

De 06 a 11 de março de 2018
JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52
Horário de funcionamento:
Terça-feira a Sábado: das 10h às 22h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Entrada gratuita
Confira a programação no www.facebook.com/JapanHouseSP/

Performance “Action São Paulo” – TAKESADA MATSUTANI

Dia 11 de março, às 13 horas
Atividade infantil Ponto de Contato
Dia 11 de março, às 14h30
Faixa etária: de 6 a 12 anos
Duração: 15 minutos
Retirada de senha, às 14h, no dia 11/03, na recepção da JAPAN HOUSE São Paulo

Atividade infantil Desenhos
Dia 11 de março, às 15h
Faixa etária: de 6 a 12 anos
Duração: 40 minutos
Retirada de senha, às 14h, no dia 11/03, na recepção da JAPAN HOUSE São Paulo

Sobre a JAPAN HOUSE São Paulo

JAPAN HOUSE São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (soft opening em dezembro de 2017) e Londres (será inaugurada no primeiro semestre de 2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência genuína e única dos modos de viver do Japão contemporâneo. AJAPAN HOUSE São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia.

Sobre a Bergamin & Gomide

Criada em 2000 em São Paulo, por Jones Bergamin, a galeria Bergamin ficava numa casa da década de 1950 do arquiteto Vilanova Artigas nos Jardins. A exposição inaugural foi uma retrospectiva do artista Iberê Camargo e, entre 2001 e 2005, André Millan (que atuava como sócio) organizou exposições de Mira Schendel, Lygia Pape, Tunga e Miguel Rio Branco. Neste período, a galeria também convidou curadores a desenvolver projetos, como “Através” de Lisette Lagnado que trouxe a público “Tteia”, obra icônica de Lygia Pape – hoje permanentemente exposta em Inhotim. Foram realizadas também exposições individuais de artistas como José Resende, Aluísio Carvão, Alair Gomes e Milton Dacosta e coletivas tais quais “Arte Cinética”, “Os Modernistas”, “As Bienais” e “Nus”, em parceria com a galeria Fortes Vilaça.

Em 2012, Antonia Bergamin, filha de Jones Bergamin, assumiu a direção da galeria junto com Thiago Gomide. Os sócios então definiram um novo perfil: com foco em vendas privadas de artistas brasileiros e estrangeiros do período Pós-Guerra a Bergamin & Gomide inaugurou seu novo espaço na rua Oscar Freire, em agosto de 2013.

Sem uma lista fixa, a galeria tem flexibilidade para trabalhar com um amplo número de artistas, sejam eles consagrados ou jovens, brasileiros ou estrangeiros. Essa liberdade também permite a organização de exposições que abrangem diferentes temas, períodos e movimentos. O programa conta com quatro exposições por ano, entre individuais e coletivas: “E você nem imagina que Epaminondas sou eu”, com obras de Amadeo Luciano Lorenzato e curadoria de Rivane Neuenschwander e Alexandre da Cunha (2014), a coletiva “Atributos do Silêncio” com curadoria de Felipe Scovino (2015), “BEUYS” que apresentou esculturas, desenhos, papéis e vídeos, incluindo os clássicos “Felt Suit”, “I like America and America likes me” (2016), na primeira exposição individual do artista alemão em galeria no Brasil e Fabio Mauri (Senza Arte), exposição dedicada ao artista italiano (2017).

Além disso a Bergamin & Gomide participa de feiras nacionais e internacionais como Art Basel, TEFAF NY Spring, , Art Basel Miami Beach, Semana de Arte e SP-Arte e desenvolve parcerias com importantes galerias estrangeiras.