Matsuri em Salvador

0
480

Festival em Salvador mostra que na Bahia cultura japonesa vai muito além de sushi e sashimi

 

Texto e fotos: Daniel Yonamine

 

  

Organizado pela ANISA – Associação Cultural Nippo Brasileira de Salvador, o Festival da Cultura Japonesa de Salvador, chega a sua 13ª edição e pela primeira vez, tivemos a oportunidade de visitar esse grande evento. A primeira vista, a surpresa foi um evento com grande movimentação de público, mesmo na primeira noite. O público que frequenta o evento é formado por pessoas de todo o estado, e mais uma vez fomos surpreendidos pela quantidade de japoneses e descendentes presentes na festa (apesar da maior parte dos frequentadores serem não descendentes).

A festa teve início em uma sexta a noite e foi até a noite de domingo. O pavilhão foi tomado por estandes e atrações da cultura japonesa e de seus fãs e apreciadores. Na parte comercial, os bazaristas que vendiam produtos orientais estava sempre com seus espaços cercados e muito movimentados. Além deles, muitos outros vendendo os mais diversos produtos durante a festa. Nas atrações artísticas, destaque para o Grupo Wadô, com seus tocadores de taikô que encantaram o público com seu ritmo diferenciado e mistura do taikô com capoeira. O Ryukyu Koku Matsuri Daiko também foi diretamente de São Paulo para mostrar para o público baiano o som dos tambores de Okinawa. Tivemos muita música com o cantor Shaka, Angelaisa Toyota, os mágicos Edson e Kevin Iwassaki, grupo Tottori Shan Shan Kassá Odori, Grupo Kaito Shamidaiko, entre muitas outras atrações.

No sábado à noite, o concurso Miss Nikkey Bahia agitou o público, consagrando Keiko Takaoka Sode Cavalcante como a Miss Bahia 2019, Giselle Yumi Shiraishi como 1ª Princesa e Marcia Milre Silva Minagawa como 2ª Princesa. Confira a cobertura do evento no www.mundook.com.br.