Matsuri na Zona Norte

0
661

 Festival deve reunir 40 mil pessoas em dos dias de festa cultural e gastronômica   

Fotos Divulgação

Nos dias 31 de março e 1° de abril, a Zona Norte de São Paulo recebe uma grande festa, marcada pelo melhor da cultura e tradição japonesas. Com o tema “Kabuki”, uma homenagem à arte teatral do Japão, o 7º. Nikkei Matsuri promete agitar o público estimado em mais de 40 mil pessoas, nos dois dias de evento, no Clube Escola Jardim São Paulo. A entrada é gratuita.

O maior destaque da festa é a grande praça de alimentação, que traz o melhor da culinária japonesa, como sushi, sashimi, temaki, tempurá, guioza, sanduíches especiais, doces e sorvetes típicos. Tudo preparado pelos voluntários das entidades promotoras.

De acordo com Toshiaki Tamae, vice-presidente da Comissão Organizadora, neste ano o yakissoba, prato mais consumido da festa, ao contrário dos anos anteriores será servido por várias associações, em uma espécie de campeonato interno, para ver que entidade faz o melhor prato. “Quem ganha é o público, que poderá saborear e escolher o seu tempero preferido”, diz.

Segundo José Kanashiro, presidente da Comissão Organizadora do evento e dirigente da Associação Okinawa da Casa Verde, as melhorias na infraestrutura e na decoração têm sido um dos principais objetivos da organização da festa.

Outro objetivo da Comissão é ampliar e melhorar o espaço e a programação com atrações típicas, como apresentação teatral, danças folclóricas, taikô e show de cantores famosos na comunidade. Além dos variados workshops e exposições de ikebana, shodô, origami e kirigami.

Desde 2010 o festival faz parte do calendário oficial de eventos da capital paulista, uma iniciativa do vereador Ushitaro Kamia. E em, 2011, passou a fazer parte do calendário turístico do Estado de São Paulo, uma lei de autoria do deputado estadual Hélio Nishimoto.

Na organização do evento estão reunidas 11 entidades nikkeis de São Paulo: Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria, Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira Imirim, Associação Esportiva e Cultural Campo Limpo, Anhanguera Nikkei Clube, Associação Okinawa Casa Verde, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Carandiru, São Paulo Gigante Beisebol e Softbol Clube (SP Gigantes), Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira Vila Nova Cachoeirinha, Instituto Bicultural Hei Sei, Seinen Nikkey, Kibo no Iê, Yassuragui Home, Kodomo-no-Sono e Ikoi-no-Sono.

Mais informações sobre o evento e a programação completa do festival no site www.nikkeymatsuri.nw.org.br

7° Nikkey Matsuri

Dias: 31 de março e 1° de abril

Das 10h às 20h

Entrada gratuita

Clube Escola Jardim São Paulo

Rua Viri, 425 – ao lado da estação do Metrô Jardim São Paulo