O governo central japonês informou nesta sexta-feira (12/04) que as mulheres respondem por 35,4% dos servidores públicos recém-contratados no ano fiscal de 2019, em linha com a meta de manter a proporção acima de 30% pelo quinto ano consecutivo.

O governo contratou um total de 8.123 indivíduos para o ano fiscal de 2019, dos quais 2.876 eram do sexo feminino. A proporção de mulheres aumentou 1,4 pontos percentuais em relação ao ano anterior e superou a alta anterior de 34,5% no ano fiscal de 2016, de acordo com o Gabinete do Bureau of Personnel Affairs.

Do total de novos funcionários, 708 foram contratados como burocratas de carreira, incluindo 245 mulheres, ou 34,6% do total, outro recorde.

Por ministério e agência, o Ministério das Relações Exteriores teve a maior proporção de recrutas do sexo feminino, com 50%, seguido pelo Ministério da Fazenda, com 43,4% e o Ministério da Saúde, com 42,5%.

No entanto, a proporção de mulheres recrutadas no Ministério da Terra e na Comissão Nacional de Segurança Pública foi de 25,7% e 27,0%, respectivamente, ficando abaixo da meta nacional de 30%.

“Gostaríamos de proporcionar um ambiente de trabalho amigável para as mulheres e continuar nossos esforços para aumentar as mulheres”, disse Mitsuhiro Miyakoshi, ministro encarregado da reforma do funcionalismo público.

Ministérios e agências vêm adotando medidas para promover o emprego feminino, como a oferta de seminários para mulheres que procuram emprego, disseram autoridades do departamento.

Fonte: Japan Times

Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo FacebookTwitter e Instagram.