Mundo Oriental: Centro Cultural Hallyu

0
1007

 

Bairro do Bom Retiro recebe novo espaço dedicado à cultura coreana na capital paulista

 Fotos Divulgação

 Com o objetivo de oferecer um espaço em que coreanos e brasileiros possam experienciar e compartilhar a cultura coreana, a jornalista e escritora coreana Yoo Na Kim concebeu o Centro Cultural Hallyu, um ambiente multicultural localizado no bairro do Bom Retiro. Inaugurado no mês de julho, o Centro busca promover o intercâmbio entre as culturas brasileira e coreana por meio de exposições, palestras e eventos envolvendo manifestações artísticas e a troca de informações entre as duas nações.

site “Sempre tive o sonho de criar um espaço cultural coreano, mas tinha desistido depois que o governo coreano resolveu abrir um e acabei aceitando a proposta de trabalhar no órgão, mas percebi que o espaço que queria criar era diferente”, esclarece a diretora geral, Yoo Na. “Então, resolvi sair e continuar com os meus trabalhos culturais. Quando surgiu a oportunidade resolvi inaugurar o Centro Cultural Hallyu, um lugar aberto tanto para coreanos como para brasileiros, um espaço livre e aconchegante, no miolo do Bom Retiro, onde está concentrada a cultura coreana em São Paulo”, completa.

 Com entrada gratuita, o Centro oferece uma programação fixa de cursos com aulas de língua coreana, artesanato, pintura, costura, cerâmica, canto coreano, instrumentos tradicionais e modernos, dança tradicional e K-Pop, além de cursos de gastronomia, para os que desejam aprender a preparar pratos tradicionais como kimchi, bulgogi e bibimbap.

 “Com pouco tempo de inauguração já temos coreanos vindo treinar saxofone, artistas querendo expor seus quadros de pintura, já realizamos reunião com líderes da comunidade. Em resumo, é um espaço cultural de todos”, ressalta a diretora.

 O Centro também conta uma biblioteca com diversos livros e vídeos que poderão ser consultados no local ou emprestados. “Muitos estudantes me procuravam, agora vou disponibilizar todos os meus livros e materiais de pesquisa. Nossa diretora cultural, Lisa Um, também disponibilizou seus livros para as pessoas que visitarem o Centro”, revela Yoo Na.

 26O espaço funciona de segunda-feira a sábado, das 10h às 18h, e fecha aos domingos e feriados.

Outros projetos

 Além de ser diretora geral do Centro, Yoo Na também está realizando o sonho de levar jovens carentes do Brasil para estudar na Coreia. Para viabilizar o projeto ela vende bonecas vestidas com roupa tradicional e todo dinheiro arrecadado com a comercialização é destinado para um fundo de bolsas de estudos. “Esse é mais um sonho realizado que tenho que dar continuidade e me dedicar ainda mais”, conta Yoo Na.

 O lucro obtido com a venda do primeiro lote foi convertido em uma bolsa que foi entregue a um aluno durante a inauguração do Centro Cultural. “Todos os anos quero enviar alunos para a Coreia, mesmo que seja um por ano”, explica. “Espero que mais pessoas possam se juntar a esse sonho para que mais estudantes possam ser beneficiados”, finaliza Yoo Na.

 Para quem deseja colaborar com o projeto é possível comprar as bonecas no bairro da Liberdade (Asian Mix Store: rua Galvão Bueno, 17, loja 37) e no Bom Retiro (Forever Kids: rua Três Rios, 218).

Informações

Centro Cultural Hallyu

Rua Guarani, 149 – Bom Retiro

Tel.: 11. 2538-7453

www.centroculturalhallyu.com.br

Facebook.com/centroculturalhallyu