O governo japonês vai anunciar o nome da próxima era imperial, que sucederá a atual Heisei, na próxima segunda-feira dia 1º de Abril por volta das 12h (horário local), informou a agência de notícias Jiji Press.

Na segunda-feira, uma série de procedimentos relacionados à escolha do nome da nova era vai começar pela manhã com duração de até 2 horas e 20 minutos, de acordo com fontes do governo.

Em janeiro de 1989, o então chefe de gabinete Keizo Obuchi revelou o nome da era Heisei em uma coletiva de imprensa em Tóquio (Foto: Reuters)

Primeiramente, o secretário chefe do Gabinete, Yoshihide Suga, apresentará cerca de três nomes finalistas na reunião de um painel de especialistas e de líderes do Parlamento, para pegar as opiniões deles. Em seguida, todos os ministros do gabinete terão uma reunião para escolher o nome, dentre os três candidatos, e então será formalizada a denominação da nova era.

Logo depois, Suga anunciará o nome da nova era em uma coletiva de imprensa, que será realizada por volta do meio-dia. O primeiro-ministro Shinzo Abe também divulgará uma declaração sobre a escolha.

Imperador Akihito, ao lado da Imperatriz Michiko (Foto: Reuters/Toru Hanai)

No Japão, o nome da era e a contagem de anos mudam quando um novo imperador assume o trono. A mudança ocorrerá um mês após o anúncio do novo nome, em 1º de Maio, quando o príncipe herdeiro Naruhito ocupar o lugar do atual imperador Akihito, de 85 anos, que optou pela abdicação por causa de sua idade avançada.

Fonte: Alternativa Online