Okinawa: História de emoção

0
744

Em apresentação de 15 anos, Matsuri Daiko encanta o público com batidas de Okinawa

Fotos Daniel Yonamine

Show reuniu cerca de 500 integrantes em um show emocionante

Quando lembramos da cultura de Okinawa, rapidamente imaginamos algo colorido, alegre e descontraído. Afinal, os valores daquela ilha são representados pelas festas grandiosas, com o espírito de coletividade, quando todos se tratam como irmãos. No Brasil não é diferente. Por aqui, uma celebração cultural emocionou mais de duas mil pessoas, em São Paulo. O motivo? O aniversário de 15 anos do grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko, um dos mais tradicionais e envolventes do Brasil.

Realizado no Grande Auditório do Anhembi, o espetáculo – dividido em dois shows – contou com a participação de centenas de tocadores, de diversos estados e até de outros países. No caso, a Argentina, que também aproveitou para celebrar seus 15 anos. Aos que prestigiaram, foram brindados com um show de mais de duas horas.

De acordo com o líder regional do Matsuri Daiko, Roberto Takayuki Kato, promover um evento de tamanha envergadura não foi fácil. Reunião de integrantes, ensaios e logística foram fatores que mobilizaram uma multidão, de tocadores a parentes e voluntários.União e apoio dos tocadores, pais e voluntários foram essenciais para a realização dessa grande festa

“A sensação é de dever cumprido, de um sonho realizado. Com o apoio de grandes amigos e a união do grupo, realizamos um espetáculo bonito e com bastante alegria. Foram meses de organização e mobilização para que tudo corresse da melhor forma. No final, o público ganhou um show muito emocionante”, destacou Kato.

Com cerca de 500 integrantes do grupo, dos quais 150 vieram de filiais fora do Brasil, o espetáculo, denominado “Chimuchurasa – A Beleza do Sentimento”, contou também com convidados especiais que ajudaram a abrilhantar as performances apresentadas.

Segundo os organizadores, a realização do evento só foi possível também graças a todos que acreditaram e apoiaram essa empreitada que teve início em 2010. Integrantes do grupo, pais e mães, ex-membros, patrocinadores, amigos e parceiros. “Se a família é uma das coisas mais importantes do mundo, a família Matsuri Daiko se sente muito honrada por ter compartilhado momentos muito felizes com todos vocês”, afirma o grupo, em seu site oficial.