Pedacinho da China em São Paulo

0
705

Ano Novo Chinês traz à capital paulista, toda a tradição, cultura e carisma    deste povo que é hoje o centro das atenções do mundo

 

Fotos Divulgação

Entre os dias 21 e 22 de janeiro, São Paulo ficará um pouco mais chinesa. Tudo por conta da programação do Ano Novo Chinês, que neste ano completa sua 7ª. edição, com muita música, dança, cores e lendas chinesas que trazem um pouco mais desta milenar cultura aos paulistas.

Uma cerimônia oficial marcará a abertura do evento, no dia 21, na Praça da Liberdade, com a presença de autoridades políticas, lideranças e representantes da comunidade chinesa no Brasil, entre eles o presidente da JCI Brasil-China, Cheung Hoi Wai. “Na China, a comemoração de Ano Novo é a maior de todas. As pessoas fazem uma boa faxina na casa, a enfeitam para a data especial. Visitam os familiares e fazem um belo banquete cuja preparação demora dias. Há festas de rua, com fogos de artifício e danças regionais típicas, sendo que a mais famosa é a dança do Dragão, que traz renovação e boa sorte. No Brasil, essas comemorações ainda são um pouco tímidas. São Paulo está tentando resgatar essa milenar tradição chinesa”, explica Hoi Wai.

Na “terra da garoa” os eventos, que começaram no último dia 08, estão pontuados nas estações do metrô e em praças públicas e perduram até o fim de fevereiro (confira programação completa no box).

No dia 15 de janeiro, por exemplo, há apresentação da Dança do Leão, Kung-Fu e Tai chi Chuan, a partir das 9h30, no Parque do Ibirapuera. No dia 18, haverá Dança do Leão, às 17h, na estação Paraíso do metrô. E, no dia 23 de fevereiro, o encerramento das comemorações se dará com a Dança do Dragão, na estação Luz, às 12h.

Neste ano, o Ano Novo Chinês se iniciará no dia 23 de janeiro. Esta variação de data de início do ano se dá por causa do calendário que tem por base a combinação dos movimentos da lua e do Sol. O ciclo lunar é de 19,5 dias. Para “acompanhar” o calendário solar, os chineses inserem um mês extra de tempos em tempos.

Há algumas curiosidades sobre os rituais de passagem de ano dos chineses. Ao invés de vestirem o branco, como nós brasileiros, as cores adotadas são o vermelho e o dourado. No banquete dos festejos, o alimento preferido é o peixe, porque o som da palavra se assemelha a votos de fartura. Para beber, a preferência é por chá, cerveja e a bebida destilada tradicional daquele país, feita de cereais (com cerca de 60% do valor alcoólico).

O homem mais velho da família presenteia as crianças com o hong pao, um envelope vermelho com dinheiro dentro. As felicitações são feitas com votos de abundância de dinheiro (gong xi fa cai) e de boa saúde (shen ti jian kang).

Programação

Janeiro

12  – Tai chi às 17h00 (Estação Paraíso)

14  –  Dança do Leão e apresentação de Kung Fu às 9h30 (Parque da Aclimação)

15 – Dança do Leão, Apresentação de Kung Fu e Tai chi, a partir das9h30 (Parque Ibirapuera)

18  –  Dança do Leão, às 17h00 (Estação Paraíso)

19 –  Dança do Dragão, às  12h00 (Estação Luz)

Fevereiro

06 –  Dança do Leão, às  14h00 (Estação Paraíso)

20 –  Tai chi, às  17h00 (Estação Paraíso)

23 – Dança do Dragão, às  12h00 (Estação Luz)

 

Expressões em Chinês:

Feliz Ano Novo! – Xin nian kuai la!

Desejo que fique rico! – Gong xi fa cai!

Desejo muita saúde! – Shen ti jian kang!

Obrigada (o)! – Xie xie!