Você tem mais de 80 anos de idade ou está chegando próximo e ainda dirige? Em vários lugares do mundo, para muita gente pode ser considerado algo arriscado ou doido, mas no Japão, você estaria dentro de uma faixa de motoristas até considerada comum.

Uma pesquisa do Gabinete Japonês mostrou que um em cada quatro octogenários dirige rotineiramente, uma estatística que ajuda a explicar uma série de acidentes fatais envolvendo pessoas idosas.

A pesquisa sobre os estilos de vida dos idosos foi realizada em Novembro e Dezembro e a partir dos resultados obtidos nela, descobriu-se esta proporção de que muitos que já passaram dos 80 anos de idade estão atrás do volante.

Foram recebidas respostas de 1.870 homens e mulheres com 60 anos ou mais, dando à pesquisa uma taxa de resposta de 62,3%.

Para uma pergunta sobre como eles costumam sair de casa, 56,6% disseram que dirigem, seguido por 56,4% que disseram que caminhavam e 22,4% que andavam de bicicleta. Múltiplas escolhas foram permitidas.

Entre os que estão no final dos anos 70, 45,7% disseram que dirigem. Entre aqueles com 80 anos ou mais, o valor foi de 26,4%. A pesquisa também descobriu que 40,4% dos entrevistados estavam considerando “desistir de dirigir em uma determinada idade”. Mas 11,5% prometeram continuar dirigindo “independentemente da idade e presença ou ausência de problemas físicos”.

A cena de um acidente fatal causado por um motorista de 87 anos de idade no distrito de Ikebukuro em Abril 2019 (imagem: Asahi Shimbun)

A pesquisa destacou a realidade de que muitos idosos contam com um carro como meio de transporte diário. Os resultados serão incluídos em um livro branco sobre o envelhecimento da sociedade que será aprovado em uma reunião do gabinete em junho.

– Lembre-se, independentemente de sua idade e onde você mora, se for dirigir, verifique antes se a manutenção e documentação do veiculo está em ordem, use todos os equipamentos de segurança, não consuma bebidas alcoólicas e respeite as leis de trânsito.

Fonte: The Asahi Shimbun

Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo FacebookTwitter e Instagram.