No levantamento sobre pesquisas de conscientização de empregos realizadas para estudantes que se formarão nas universidades na Primavera de 2020, a procura por “empresa estável” foi a que mais foi citada entre eles, é o que aponta o resultado de uma pesquisa realizada em 15 de Abril pelo MyNavi.

O levantamento perguntou aos entrevistados sobre a temporada de busca de emprego, que começou oficialmente no começo de Abril de 2019. No Japão, as empresas começam a abrir novas vagas para formandos em uma época específica do ano (quase sempre em abril) e os estudantes passam o período de um ano participando de seminários explicativos e entrevistas, sendo empregados no começo do próximo ano fiscal (que começa em Abril).

Encontro entre estudantes japoneses que se formarão em 2020 saindo de um evento com empresas no Makuhari Messe, em Chiba (imagem: Huffpost)

A pesquisa 2019 descobriu que a grande maioria dos estudantes escolhem os seus futuros locais de trabalho se baseando na estabilidade da empresa. Para 39,6% dos entrevistados, a capacidade de se manter estável na empresa é o fator mais importante. Foi a primeira vez desde 2001 que o fator “estabilidade” ultrapassou a vontade de fazer um “trabalho realizador”, que ficou em segundo lugar, com 35,7%.

Por outro lado, a maioria dos estudantes busca evitar companhias com normas rígidas (34,7%). Este item ultrapassou a falta de vontade dos estudantes de trabalharem em uma companhia com ambiente ruim de trabalho (28,5%).

Em resumo, a pesquisa mostra que os estudantes japoneses querem estabilidade e poucas normas dentro da empresa.

Fontes: MyNavi via Huffpost

Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo FacebookTwitter e Instagram.