Tirando escritores de livros, novels e mangakás, o Japão nunca foi realmente muito forte no teletrabalho. Os valores orientados para o grupo da cultura insistem que há um benefício intangível em ter todos os funcionários participando de reuniões presenciais (independentemente de precisarem ou ter permissão para contribuir com suas próprias idéias) e mesmo que a tecnologia tenha trazido avanços bem-vindos para muitos serviços, o trabalho de casa não é realmente uma opção para a grande maioria da força de trabalho.

No entanto, isso está mudando nos dias de hoje, pois o contínuo surto de Coronavírus finalmente convenceu muitas empresas a fazer com que seus funcionários fiquem em casa e trabalhem remotamente. Então, como o Japão está se adaptando a esse novo estilo? Para investigar, o provedor de Internet japonês Biglobe entrevistou pessoas que estavam teletrabalhando em seus home-offices pelo menos uma vez por semana nas últimas três semanas, coletando 1.000 respostas de homens e mulheres de 20 a 69 anos.

Começando pelos pontos positivos, o benefício mais óbvio foi uma chance reduzida de infecção por coronavírus, que 63,8% dos trabalhadores disseram ser um ponto positivo de trabalhar em casa, com os cinco primeiros completos sendo:

1. Evitando o risco de infecção por coronavírus (63,8%)
2. Não viajar significa menos estresse e mais tempo para usar em outras atividades (63,7%)
3. É mais fácil se concentrar no trabalho em casa do que no escritório (29,4%)
4. Não há conversas inúteis com colegas de trabalho ou reuniões (28,1%)
5. Mais energia mental / física (22,8%)
6. Mais tempo com minha família (22,1%)

Isso não quer dizer que os novos “telefuncionários” do Japão gostem de tudo sobre o acordo. A transição repentina para o trabalho em casa, juntamente com o tamanho compacto da maioria das casas e apartamentos japoneses, significa que a maioria das pessoas não tem uma configuração de escritório em casa e não possui uma sala dedicada, ou mesmo uma mesa, estritamente para atividades relacionadas ao trabalho, que foi a principal reclamação entre os participantes da pesquisa (citada por 29,3%). Outras queixas sobre o teletrabalho incluíram a dificuldade em se concentrar em casa (21,1%), o aumento do estresse por sentir-se enjaulado no mesmo local o dia todo (18,9 %)não ser capaz de pedir verbalmente rapidamente ajuda ou conselhos aos colegas (17,1%) e não gostar que outras pessoas possam ver seu espaço de vida durante videoconferências on-line (10,8%).

Apesar de algumas desvantagens, parece que muitas pessoas vêem o teletrabalho como positivo, pelo menos na situação atual. Quando solicitados a listar os prós e os contras de trabalhar em casa, apenas 4,6% disseram que não viam benefícios para o teletrabalho, em comparação com 17% que não se sentiam otimistas ao trabalhar remotamente. Portanto, embora a pesquisa mostre que os home-offices não são o estilo de trabalho preferido de todos, talvez os benefícios convencam mais empregadores japoneses a oferecê-lo mais prontamente no futuro a trabalhadores que desejam ou precisam trabalhar em casa.

Fonte: Biglobe, IT Media via SoraNews

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