Passados mais de 8 anos do fatídico dia 11 de Março de 2011, quando um forte terremoto atingiu a costa leste e o norte do Japão, as contas da quantidade de vitimas fatais e desaparecidos ainda não foi fechada por completo. Nesta segunda-feira (10/06), o Departamento de Polícia do Japão liberou novos dados com o número de mortos do chamado Grande Terremoto de Tohoku de 2011.

Os números informados agora pela polícia indicam que 15.987 pessoas morreram na tragédia, como pode ser visto na lista logo abaixo com dados separados por região:

Miyagi: 9.542 pessoas
Iwate: 4.674 pessoas
Fukushima: 1.614 pessoas
Ibaraki: 24 pessoas
Chiba: 21 pessoas
Tóquio: 7 pessoas
Tochigi: 4 pessoas
Kanagawa: 4 pessoas
Aomori: 3 pessoas
Yamagata: 2 pessoas
Hokkaido: 1 pessoa
Gunma: 1 pessoa

A identidade de 99% dos mortos já foi confirmada. A grande maioria daqueles que ainda não tiveram a identidade confirmada são de Miyagi e Iwate, as duas regiões mais afetadas pela catástrofe.

Resgate de vítimas do Terremoto de Tohoku durou vários meses, principalmente nas regiões litorâneas onde casas foram atingidas pelas ondas das tsunamis. (imagem: Veja Online)

Já o número atual de desaparecidos é de 2.532 pessoas, segundo as estatísticas oficiais. Abaixo, a lista também divulgada sendo separada por províncias:

Miyagi: 1.218 pessoas
Iwate: 1.114 pessoas
Fukushima: 196 pessoas
Chiba: 2 pessoas
Aomori: 1 pessoa
Ibaraki: 1 pessoa

O Ministério da Reconstrução do Japão informou também os números de pessoas mortas por conta de sequelas deixadas pelo desastre. Este grupo inclui as pessoas que morreram devido à complicações no corpo por conta da vida em refúgios. Neste caso, os últimos dados divulgados foram atualizados em Setembro de 2018:

Fukushima: 2.250 pessoas
Miyagi: 928 pessoas
Iwate: 467 pessoas
Ibaraki: 42 pessoas
Chiba: 4 pessoas
Kanagawa: 3 pessoas
Nagano: 3 pessoas
Yamagata: 2 pessoas
Tóquio: 1 pessoa
Saitama: 1 pessoa

O Grande Terremoto de Tohoku de 2011:

No dia 11 de Março de 2011, às 14:56h (horário do Japão), ocorreu um forte sismo de 9.1MW, com epicentro a 130 km da costa leste da península de Oshika, na região de Tohoku, com profundidade de 24 km. O sismo atingiu o grau 7 — a magnitude máxima da escala de intensidade sísmica da Agência Meteorológica do Japão — ao norte da Prefeitura de Miyagi, grau 6 em outras prefeituras e 5 em Tóquio.

O sismo provocou alertas de tsunami e evacuações na linha costeira japonesa do Pacífico e em pelo menos 20 países, incluindo toda a costa do Pacífico da América do Norte e América do Sul. Provocou também ondas de tsunami de mais de 10 m de altura, que atingiram o Japão e diversos outros países. No Japão, as ondas percorreram mais de 10 km de terra.

Com toda a somatória acima, número total de mortos, desaparecidos e mortos como consequência do desastre totalizam 22.130 pessoas.

Fontes: NHK via IPC

Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo FacebookTwitter e Instagram.