A Princesa Mako, do Japão, compareceu a uma cerimônia na Bolívia em comemoração ao 120º aniversário da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao país. O evento foi realizado, na quarta-feira (17/07), em Santa Cruz de la Sierra, a maior cidade boliviana.

Cerca de 150 pessoas, incluindo descendentes de japoneses, saudaram a filha do príncipe herdeiro e da princesa Akishino.

A princesa fez preces em homenagem aos primeiros imigrantes e afirmou que não vai se esquecer de como eles superaram as dificuldades, com honestidade e diligência, para se aclimatarem na Bolívia. Além disso, ela se encontrou e participou de uma solenidade com o presidente boliviano Evo Morales.

Aperto de mãos entre o presidente da Bolívia Evo Morales e a Princesa Mako (imagem: Mainichi)

Neste ano, comemora-se os 120 anos desde que 93 japoneses desembarcaram em território boliviano para trabalhar no plantio de seringueiras para a produção de borracha.
Atualmente, fala-se que mais de 10 mil descendentes de japoneses vivem no país. A princesa Mako visitou um lar que abriga mais de 50 crianças em idade pré-escolar que foram vítimas de abuso ou negligência pelos pais. Ela também conversou com três japonesas que trabalham no local.

Ainda em sua viagem, a princesa visitou a Colonia Japonesa San Juan, na Bolivia, na quinta-feira (18/07). A cidade foi fundada por imigrantes japoneses e fica a cerca de 140 quilômetros de Santa Cruz de La Sierra.

Entre 1955 e 1992 quase 1.700 imigrantes japoneses instalaram-se no local que, na época, era uma floresta virgem. Os fundadores tiveram que limpar a mata e a vida era difícil.

A princesa Mako depositou flores num monumento aos fundadores que cultivaram a terra. A visita oficial da princesa Mako ao Peru e à Bolívia terminou nesta sexta-feira e ela estará de volta ao Japão já na segunda-feira.

Fontes: NHK World – Link 1Link 2

Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo FacebookTwitter e Instagram.