Rio Matsuri

0
919

Em sua 3ª edição, evento carioca se fortalece e confirma que veio para ficar

Texto e fotos: Daniel Yonamine

 

O Rio Matsuri ainda é um evento jovem, está em sua terceira edição, mas já se consolidou como um grande festival de cultura japonesa no calendário dos eventos no Brasil. Realizado de 17 a 20 de Janeiro pela GL Events e pela TASA Eventos no Riocentro, pavilhão localizado na Barra da Tijuca, o evento trabalhou os 4 dias de casa cheia. Um grande público visitou a festa e pode conferir diversas atrações, como o taiko da Associação Rio Nikkey, Awaodori Represa de São Paulo, Saikyou Yosakoi Soran e Wakadaiko de Maringá, os cantores Fabia e Norton Miasake, Pamela Yuri, Cintia Nishimura, Danger3, Diogo Miyahara, Tsubasa Imamura, Kauan Okamoto, Luciano Takeda o mago dos balões, diversas apresentações de esportes, como karatê, judô, aikido, sumô, entre muitas outras atrações que agitaram o público. O palco principal do Riocentro também recebeu duas grandes disputas, uma seletiva do concurso World Cosplay Summit – WCS, e a edição do Miss Nikkey RJ que atraem um público fiel para a frente do palco.

Nessa edição tivemos a estréia do Palco Otaku (e da sexta feira otaku) comandado pelas apresentadoras Chibi Martins e Pérola Luizi, que trouxe diversas apresentações desse mundo da cultura pop japonesa. Disputas de Just Dance, dubladores, concursos cosplay, temas de tokusatsu, moda harajuko, e os atores Kihachiro Uemura que interpretou o Green Flash em Flashman e Walter Jones, de Power Rangers.

Com muitos estandes divulgando e comercializando os mais diversos produtos, o público do Rio de Janeiro pode fazer suas compras e levar um pedacinho do Japão para casa. Entre as variedades, tivemos desde guloseimas e snacks orientais, tatames, até kimonos, produtos Hello Kitty e mangás (que podiam ser comprados ou somente lidos na mangateca). Falando de mangás, não poderia faltar os workshops de mangá, ministrados pelo Sensei Fábio Shin da escola Japan Sunset, e vários outros, como workshops de ikebana, pixel art, oshibana, shodô, e até de bonsai. Com esse sucesso todo, só nos resta esperar um ano inteiro para em Janeiro de 2021 poder passar em baixo do Torii na entrada e estar em mais uma edição do Rio Matsuri.