As tecnologias e seus diferentes usos no mundo atual

Texto Tamires Alês | Fotos: Divulgação

O futuro do mundo é, com certeza, o mais conectado possível. A cada dia surgem lançamentos e novidades no universo da tecnologia que facilitam, agilizam e melhoram o nosso dia a dia. E coisas que antes pareciam muito distantes, exclusivas dos filmes de ficção científica, como realidade virtual (imersão em um ambiente 3D completamente digital), inteligência artificial (inteligência similar à humana exibida por mecanismos ou software), wearableou dispositivos vestíveis (dispositivos inteligentes que o usuário veste e sua como se fosse um acessório), realidade aumentada (adição de elementos digitais em um ambiente real), computação cognitiva (aplicação prática da inteligência artificial), blockchain(tecnologia de armazenamento de dados de distribuição), big data (grande volume de dados, gerados e armazenados, que impactam diariamente os negócios), e tantas outras, já estão tomando o mercado.

Para trazer para você, caro leitor, um pouco das novidades do mundo tecnológico, a Mundo Ok pesquisou como a tecnologia vem sendo usada em diversos setores. Confira a seguir como as áreas da saúde, automotiva, mobile, educacional e entretenimento estão utilizando o que há de mais moderno no mercado para oferecer melhores produtos, atendimento e resultados.

 Supercomputadores, sistemas modernos, exames avançados… É a tecnologia em prol da Saúde

Um supercomputador que recomenda ao médico as melhores opções terapêuticas com base na análise de um banco de dados com milhões de evidências científicas. Isto parece a medicina do futuro, mas já está em uso no Hospital do Câncer Mãe de Deus, em Porto Alegre (RS), o primeiro da América do Sul a utilizar a tecnologia Watson da IBM, na área de oncologia. Por meio de um sistema avançado, o médico insere os dados clínicos do paciente, como sexo, idade, tipo de tumor, estágio da doença e resultados de exames, e recebe do Watson uma lista com os tratamentos mais recomendados para aquele caso.

Eduardo Cipriani, da IBM Watson Health no Brasil, explica que o principal objetivo do Watson não é substituir qualquer profissional, “mas, sim, empoderar o oncologista para tomar a melhor decisão com base em todas as evidências científicas existentes, tanto as já certificadas por especialistas internacionais quanto os estudos publicados há poucos dias, que o médico pode nem ter tido acesso ainda”.

Na comunidade nipo-brasileira, seus hospitais de referência também aderiram a tecnologia para trazer mais conforto, segurança e melhores tratamentos para seus pacientes. No Hospital Santa Cruz (HSC), localizado na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, fundado em 1939, uma das grandes novidades é o equipamento de Endoscopia Eluxeo 7000 da Fujifilm.

O novo equipamento aumenta o poder de detecção de anomalias, como cânceres gastrointestinais – esôfago, estômago e cólon –, auxiliando e permitindo identificar lesões, que passariam despercebidas em endoscópios tradicionais.“Ao permitir uma qualidade de imagem de 145 vezes de magnificação ótica, nunca vista no Brasil, o equipamento proporciona maior exatidão e facilidade nos exames e diagnósticos preventivos de doenças”, explica o chefe do Setor de Endoscopia do hospital, Dr. LuisMaruta.

O Santa Cruz é referência em receber equipamentos japoneses inéditos no Brasil. Essa e outras tecnologias utilizadas pela entidade foram adquiridas com o apoio de instituições como a Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA, a Organização de Comércio Exterior do Japão – JETRO, e o Consulado Geral do Japão no Brasil.

O HSC também acaba de investir em uma nova infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) com o objetivo de proporcionar mais qualidade e agilidade no atendimento por meio da modernização do Data Center e do Sistema de Gestão Hospitalar.

Já o Hospital Nipo-Brasileiro (HNB), fundado em 1988, localizado no Parque Novo Mundo, zona norte da capital paulista, tem investido para aquisição e incorporação de novas tecnologias e sistemas gerenciais capazes de otimizar a qualidade de seu atendimento. “Incorporamos softwares de última geração e sistemas de armazenagem de imagiologia produzida na assistência aos pacientes, além de inovações em diversas outras atividades do atendimento”, ressalta o superintendente geral do hospital, Dr. Walter Amauchi.

Amauchi também revela que está em fase final de adoção na rotina de atendimento as tecnologias mobile, que aumentam a segurança na assistência aos pacientes, e a IOT (Internet of Things)ou internet das coisas, em fase de testes no Centro Cirúrgico do Hospital. “Essas tecnologias permitirão ao HNB um melhor controle, por meio do monitoramento em tempo real, dos fluxos assistenciais e interação com equipamentos, otimizando também os protocolos de cirurgia segura”, explica o superintendente. “Também adotamos os painéis eletrônicos em todos os postos de enfermagem do HNB, por meio dos quais, os pacientes e familiares têm um acompanhamento visual e em tempo real, dos cuidados assistenciais a ele prestados”, finaliza.

Tecnologia a favor do meio ambiente: conheça os carros elétricos e híbridos disponíveis no Brasil

 Além das tecnologias embarcadas (conjuntos de sistemas eletrônicos inteligentes que se conectam uns com os outros) presentes nos carros atuais, que trazem mais segurança, interatividade e conectividade aos motoristas, a indústria automobilística tem investido, nos últimos anos, no que representa o futuro da mobilidade no mundo: a eletrificação dos veículos. Ou seja, a produção de carros elétricos e híbridos, com emissão zero de gás carbônico, que não poluem o ambiente.

Dentre as grandes novidades do setor está a chegada ao Brasil do Nissan Leaf – o carro 100% elétrico mais vendido no mundo. O elétrico japonês será apresentado aos brasileiros no Salão do Automóvel de São Paulo (que acontece entre os dias 8 e 18 de novembro, no São Paulo Expo) e, segundo o CEO da Nissan do Brasil, Marco Silva, começa a ser vendido em terras verdes e amarelas em 2019. 

Novo Nissan LEAF vence como ‘Melhor Carro Elétrico’ em premiação

A nova geração do Leaf incorpora os últimos desenvolvimentos tecnológicos de condução autônoma, eletrificação e conectividade. O modelo ainda ficou mais potente e com maior autonomia. Agora são cerca de 400 km, contra os antigos 170 km da versão anterior. O pacote de tecnologias de segurança também surpreende: alerta de mudança involuntária de direção, assistentes de permanência na faixa de rolamento e de frenagem e acionamento incorreto de pedal, monitoramento de ponto cego, reconhecimento de placas de sinalização, intervenção automática em caso de risco de colisão, câmeras que cobrem 360° e detecção de objetos em movimento.

“Estamos trabalhando para criar um futuro com zero emissões e zero acidentes nas estradas, para colocar os nossos clientes no centro do nosso trabalho e desenhar para eles soluções para os problemas de mobilidade enfrentados todos os dias. É assim que nós estamos nos movimentando para o futuro da mobilidade”, explica Manabu Sato, diretor sênior do Nissan Research Center.

A também japonesa Toyota está trabalhando para trazer novidades no seu já conhecido Prius, primeiro veículo híbrido para passageiro do mundo a ser produzido em massa e o o modelo equipado com essa tecnologia mais vendido do Brasil – desde que foi lançado em terras brasileiras, em 2013, o Prius já soma mais de 5 mil unidades comercializadas. No início de 2018 a marca apresentou o primeiro protótipo de híbrido flex do mundo e já iniciou os testes em colaboração com duas universidades públicas do Brasil, a Universidade de São Paulo – USP e a Universidade de Brasília – UNB.

“Com o Prius flex, teremos uma das melhores combinações possíveis, oferecendo grande autonomia e baixas emissões com um combustível proveniente de matriz energética limpa e renovável, que é a cana-de-açúcar”, afirma o diretor de relações públicas e governamentais da Toyota do Brasil, Ricardo Bastos. 

 

A marca de luxo da Toyota, a Lexus, também tem novidades para o próximo ano, com o lançamento do SUV NX 300H, o terceiro híbrido, que a Lexus traz ao Brasil. A marca já vende por aqui o hatch CT 200h, e o sedã LS 500h.

O NX 300h conta com o modo de condução EV, que prioriza a eletricidade. Ou seja, pode rodar exclusivamente no modo elétrico, sem utilizar uma gota de combustível. Porém, esse método de rodagem é recomendado para trajetos curtos e de baixa velocidade.

A tecnologia na palma das nossas mãos: confira as novidades do universo mobile

 Não é de hoje que as fabricantes de celulares de todo o mundo surpreendem os usuários com cada vez mais tecnologia em seus produtos. Câmeras que se comparam com máquinas profissionais, leitor de íris, baterias de longa duração, processadores cada vez mais rápidos… a lista é enorme.

Mas, algumas empresas, além de inovar nas configurações, estão direcionando seus produtos para públicos específicos. Como a Razer, com a nova geração do seu smartphone voltado para os gamers, o Razer Phone 2, lançado em outubro, durante a Brasil Game Show 2018.

A empresa manteve o armazenamento interno, memória RAM, bateria e a tela de 5,7″ com taxa de atualização de 120 Hz, que operam bem em conjunto e permitem que games pesados funcionem com alta qualidade técnica e gráfica. E mudou muita coisa também. Agora o Razer Phone 2 traz carregamento sem fio por indução; conta com a certificação IP67 contra respingos ou contato rápido com a água ou poeira; a câmera foi movida para o centro no caso das lentes traseiras; e tem estabilizador óptico de imagens.

O Lio+, da Cielo, é outra novidade do setor. Um smartphone que também é maquininha de cartão. Voltado para pequenas empresas e empreendedores, o celular tem hardware de smartphone de entrada e um módulo magnético para ser acoplado na traseira, que traz uma maquininha que aceita pagamento no débito, crédito e em cartões alimentação/refeição.

Outra possibilidade dentro do universo mobile é utilizar a tecnologia dos celulares na área de segurança, podendo acompanhar remotamente, por meio de smartphones conectados à internet, o sistema de câmeras em sua residência ou empresa.

“Além disso, é possível acessar o painel de alarme, através de um aplicativo para smartphones, conseguindo armar e desarmar o sistema de alarme remotamente, evitando transtornos de ter que se deslocar até o local monitorado”, ressalta Diego Akamine, gestor de Segurança Empresarial e Patrimonial da Anzen Unica Sistemas de Segurança – empresa que está no mercado de segurança eletrônica desde 2011. “Também é possível receber pushquando o alarme é armado ou desarmado podendo acompanhar em tempo real se os colaboradores estão cumprindo o horário combinado”, complementa.

Akamine também explica que para os condomínios, além do controle de acesso por leitores biométricos, a Anzen Unica disponibiliza um aplicativo desenvolvido para facilitar a comunicação entre os moradores, síndico e portaria. “Estão disponíveis no app algumas funções como comunicados gerais, inclusão de atas de assembleias, chat para comunicação, reserva de áreas comuns, visualização de disponibilidade das mesmas e liberação de entrada de visitantes por meio de QR Code”, finaliza.

Realidade virtual e inteligência artificial para além dos games

 Fãs de games já estão acostumados a se divertirem com seus óculos de realidade virtual, em diversos jogos – que a cada ano recebem mais novidades e recursos –, ou com a realidade aumentada, em especial com o popular game Pokémon Go. Mas, você já pensou que essas tecnologias podem ser utilizadas em outros setores, como a educação ou parques aquáticos? Não? Pois a empresa brasileira Beenoculus – startap pioneira em realidade estendida no Brasil – não só pensou como tornou isso real.

No mês de julho a empresa lançou as primeiras unidades da Beetools, no Paraná. Uma escola de idiomas que utiliza gamificação, inteligência artificial, realidade virtual e Big Data no auxílio do ensino do idioma inglês. A previsão é que até o final de 2018 mais 15 unidades comecem a funcionar em Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

Na Beetools o professor atua como um guia para o aluno, que estuda de forma mais participativa. Para deixar as aulas mais interessantes, a equipe criou um seriado e cada aula é um capítulo em que o aluno, com o uso da realidade virtual, atua como um dos personagens, explorando os cenários e interagindo em inglês com as outras pessoas da série. Como os estudos são individuais cada aluno pode evoluir no seu próprio ritmo.

O presidente da Beetools, Fabio Ivatiuk, explica que “com o uso de tecnologias, como realidade virtual e inteligência artificial, aliadas ao acompanhamento de um professor presencial, conseguimos que o aluno tenha um resultado muito mais eficiente e possa praticar o idioma em um ambiente virtual, no qual se sente à vontade para utilizar todo o inglês que aprendeu”, ressalta.

Outra empresa que inovou foi a Ballast – companhiade tecnologia focada em atrações aquáticas de realidade virtual, bem como sistemas de treinamento subaquático e de gravidade zero – que criou o VRSlide, um equipamento de realidade virtual utilizado em toboágua.

O VRSlide funciona da seguinte maneira: o usuário coloca o dispositivo de realidade mista a prova de água, escolhe entre três cenários (espaço, neve e céu) e se diverte em um percurso que dura cerca de 35 segundos. A novidade foi lançada no Galaxy Erding, o primeiro toboágua de realidade virtual do mundo, localizado no parque ThermeErding, na Alemanha.