Okinawa é considerado a Terra da Cortesia “Shurei no Kuni” representado pelo Portal existente nos jardins do palácio real em Shuri – Naha capital de Okinawa. Pela aridez da terra, impropria para a agricultura e principalmente, a passagem de tufões, ocasionando os Taifus, acarretando grandes prejuízos para a população, os okinawanos superaram a fome através de alimentos saudáveis Nuti gusui.
Posteriormente veio a grande guerra em Okinawa, a população procurou se salvar se protegendo nas grutas existentes na ilha, difundindo o provérbio “Nutiru takara yando ” – a vida é o seu tesouro”. Okinawa é uma terra de grande espiritualidade em que as mulheres tem um grande destaque, no papel de mãe e senso de proteção.
No inicio da imigração japonesa, o povo de Okinawa se diferenciava pela característica física, mais morenos, olhos amendoados, o seu dialeto, sua musicalidade através da sua viola – sanshin instrumento tricórdio, com o bojo de couro de cobra, criando um ambiente festivo com a suas presenças, e senhoras com suas mãos tatuadas denominada Hajichi, tatuagem esta efetuadas para identifica las, como casadas, o local de origem, e também servia como uma segurança para não serem vendidas para os mercadores estrangeiros. Mas, para o japonês comum, mulheres tatuadas pertenciam aos sub mundo.
Os imigrantes vieram com muitos sonhos, pensando que aqui fosse um paraiso, porém na própria comunidade encontrou diferenças entre ser japonês e Okinawa, principalmente ao serem chamados de okinawa san, que significa material produzido em Okinawa, isto é não ser humano.
O okinawano reencontrou uma forma de superar as dificuldades através da formação de grupos de conterrâneos (shimanchu) criando associações, base do seu Ikigai no Brasil.
Tikenen – “ Tenha coragem”
Tya majun – “ Sempre juntos “
Ichariba Chode – “Se encontrarmos somo irmãos “ ver no shimanchu o ambiente receptivo Se visualizarmos as concentrações de uchinanchus na cidade de Sâo Paulo, podemos representar a ilha de Okinawa com as suas regiões.
Tyui tashiki tashiki – “ Um por todos, todos por um” Nos momentos de dificuldades, um ajuda o outro, procurando ser prestativo. Ex: O temporal derrubou a casa, a vila toda vinha ajudar a reconstruir, nas plantações e colheitas, festas,
Yunu tyunami – “ Olhar a sociedade no mesmo plano” ter atividades se alinhando aos outros. A alegria dos velhos imigrantes era ver o sucesso da comunidade.
Ariga naire wan yatin naissa – “Se ele pode também posso” . ex: as pessoas sempre procuram inovar as suas atividades procurando, uma atividade melhor para a sua estabilidade assim principalmente o imigrante, sempre procurou entre os amigos, uma atividade diferente, através de sua relação de amizade procurando aprender o mesmo recebendo orientação e esta palavra é uma forma de desafio pessoal pois somo todos iguais, podemos também fazer (os amigos se ajudam em novas atividades)
Yuimaru – “Ação Solidária”, é uma forma de ação entre amigos contribuindo financeiramente. Ex: Antigamente não havia o empréstimo bancário, criando assim um circulo de colaboração entre amigos, dando a possibilidade de iniciar novas atividades. ou aquisição de bens materiais, que foi o tanomoshi.
Nankuru Naissa – “Deixa Acontecer, não se preocupe “, é uma forma de consolo, isto não quer dizer, que vamos esquecer o problema – Tegue Aran
São os principios que formam comportamento okinawano, que denominamos Ikigai (principios de vida), Kancha (Gratidão) e Guiri (compromisso que temos com as pessoas ou a sociedade, a quem devemos favor).
Como podemos verificar provérbios que passam de pai para o filho, como forma de proteção abençoando a todos, pois na sua longevidade não deixa de ter a sua função primordial de integração familiar e social e suas orações sempre voltado ao desenvolvimento de seus descendentes.
Shinji Yonamine
Palestrante da Cultura e Tradições de Okinawa
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