A emissora japonesa NHK noticiou no inicio desta manhã de quinta-feira (18/07) um incêndio de grandes proporções de caráter criminoso no prédio do Estúdio de Animação Kyoto Animation. De acordo com o corpo de bombeiros da cidade de Kyoto, o fogo começou por volta das 10 e meia da manhã (horário do Japão).
A polícia da prefeitura de Quioto já prendeu um homem que supostamente usava gasolina para iniciar o incêndio.
Até as últimas informações confirmadas divulgadas no final desta tarde de quinta-feira aqui no Brasil, todas as pessoas e corpos foram retirados do prédio. Supostamente 33 mortos: 20 mulheres, 12 homens e 1 não identificado. 36 feridos (variando no grau de ferimento) e 7 saíram sem machucados. Das 33 vitimas fatais encontradas, 2 foram encontrados no primeiro andar, 11 no segundo andar e 20 no terceiro andar e entre as escadas para o telhado.
Na sexta-feira, foi confirmada mais uma morte de uma pessoa que estava em tratamento médico no hospital, totalizando por enquanto 34 pessoas.
O produtor musical Suguru Yamaguchi, que trabalhou com a diretora Naoko Yamada e a Kyoto Animation em Tamako Market e Tamako Love Story, confirmou em sua conta no Twitter às 12h23 que o diretor Naoko Yamada está segura.
Pessoas importantes do estúdio confirmadas seguras: Naoko Yamada, Tatsuya Ishihara, Taichi Ishidate e Hideaki Hatta.
Informações divulgadas no começo desta tarde davam conta de que o diretor Yasuhiro Takemoto havia falecido durante o atentado no prédio da Kyoto Animation. Segundo novas informações divulgadas em fóruns e nas redes sociais, a informação oficial até agora é de que o diretor encontra-se desaparecido e sem contato com ninguém. Até o momento dessa atualização não foi confirmado ou descartado de que ele possa ou não ter falecido. A emissora japonesa NHK divulgou a informação de que ele e outras pessoas importantes do estúdio seguem desaparecidas e infelizmente temem o pior.
No Japão, a polícia não confirma a morte no local; em vez disso, a vítima deve ser transportada para um hospital e um médico qualificado deve primeiro confirmar a morte antes que a polícia possa confirmar oficialmente a morte. A NHK também afirmou que, de acordo com a polícia, acredita-se que cerca de 70 funcionários estivessem no prédio quando o incêndio começou.
O suspeito de 41 anos foi preso quando tocou o interfone de uma vizinha ao prédio incendiado, ele apresentava diversas queimaduras nos braços, uma perna ainda em chamas e cabelos chamuscados. A mulher de 61 que o atendeu inicialmente, o confundiu com uma das vítimas e o ajudou jogando água sobre ele chamando uma ambulância logo em seguida. Enquanto esperava ajuda o homem dizia: “Eles me enganaram”, foi quando a polícia e bombeiros chegaram e começaram a questioná-lo por que havia feito aquilo.
Abaixo, você confere imagens divulgadas pelas emissoras de TV japonesas:
De acordo com um relatório do jornal The Kyoto Shimbun, moradores próximos ouviram uma explosão no primeiro andar do prédio. A NHK também citou um homem que supostamente ouviu uma explosão no edifício por volta das 10h30 da manhã, após o qual um incêndio irrompeu no segundo e terceiro andares do edifício.
IMPORTANTE:
▶️ Doações a Kyoto Animation – como contribuir:
⚠️ Antes um alerta: Tomem cuidado com algumas páginas de crowdfunding online que dizem estar arrecadando dinheiro para o estúdio. Já há relatos de que muitos deles são falsos e são de pessoas mundo afora agindo de má fé.
🌸 Se você quiser/puder contribuir, abaixo você tem opções seguras:
1 – A equipe da licenciadora de animes, Sentai Filmworks ( https://www.sentaifilmworks.com ), está arrecadando dinheiro para doar para a KyoAni.
Link da campanha: https://www.gofundme.com/f/help-kyoani-heal
2 – Comprando itens diretamente do site da KyoAni (página em japonês): http://www.kyotoanimation.co.jp/
Caso encontrarmos outras maneiras seguras, compartilharemos aqui. Continuaremos atentos com as informações que chegam do Japão através das agências de notícias. Qualquer novidade vamos trazer aqui.
O primeiro estúdio da Kyoto Animation está localizado perto da estação de Rokujizō na cidade de Uji em Kyoto. A maior parte da produção da linha principal do estúdio ocorre dentro do prédio. A empresa também tem uma sede, um segundo edifício de estúdio, um escritório de Tóquio e o prédio de animação em outros locais.
Yoko Hatta fundou a empresa como Kyoto Anime Studio em 1981, com o marido Hideaki Hatta como presidente. Desde então, a empresa trabalhou em várias produções de animes notáveis, mas talvez seja mais conhecida inicialmente por Suzumiya Haruhi, K-ON!, Lucky Star e Clannad, e mais tarde para trabalhos como Free!, Hibike! Euphonium, Kobayashi-san chi no Maid Dragon, Koe no Katachi (A Silent Voice), Violet Evergarden, entre muitos outros.
Pelas redes sociais, uma grande comoção mundial pelos fãs de animes onde além da divulgação das campanhas de arrecadações de fundos estão sendo divulgadas, foram levantadas as tags #PrayForKyoAni , #PrayForKyotoAnimation e #KyoAniStrong para oferecer apoio as vitimas, familiares, funcionários e fãs do estúdio.
As informações continuam sendo atualizadas pelas agências de notícias do Japão.
Fontes: NHK, The Kyoto Shimbun, Mainichi Shimbun, ANN
Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo Facebook, Twitter e Instagram.