Em Junho de 2016, a East Japan Railway anunciou que iria reconstruir a Estação Harajuku antes das Olimpíadas de Tóquio em 2020. Embora o novo design prometesse um edifício mais moderno, mais capaz de lidar com as enormes multidões de passageiros na área, eles ainda não haviam tomar uma decisão sobre se eles seriam capazes de preservar o prédio antigo ou de alguma forma fundi-lo na fachada do novo.

A estação antiga e seu caminho estreito ficam muito congestionados durante os eventos, e os passageiros devem aumentar drasticamente durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio de 2020.

Agora, após três anos de consultas  com associações de varejo locais e com a Shibuya Ward, onde fica a estação, a JR East chegou a uma decisão sobre o destino do edifício de quase um século e a conclusão a que chegaram é que o a estação antiga precisa ser demolida.

Embora o edifício, construído em 1924 em estilo europeu, seja a estação de madeira mais antiga de Tóquio e um marco histórico, a estrutura em si não é suficientemente resistente ao fogo e, portanto, precisa ser retirada por motivos de segurança.

Um representante da JR East disse: “Havia pessoas que expressaram opiniões sobre o desejo de preservar sua longa história, mas por razões de segurança, a decisão foi tomada para demolir o prédio”.

O edifício de madeira será demolido após as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2020 em Tóquio e substituído por um novo que está sendo construído atualmente ao lado, com a inauguração programada para 21 de Março do próximo ano. Enquanto a nova estação assumirá as operações quando for inaugurada, a data final de conclusão das obras no local está prevista para 31 de Agosto de 2021, um ano após os Jogos Olímpicos.

O sol finalmente se põe na longa história deste edifício da estação após as Olimpíadas.

Enquanto o antigo prédio da estação desaparecerá da paisagem, a JR East diz que honrará a estrutura anterior usando materiais resistentes ao fogo para recriar sua aparência européia, tanto quanto possível, no novo prédio. No entanto, os planos para a nova estrutura de dois andares com aparência moderna, que inclui uma nova entrada no lado da estação Meiji Jingu, mostram um edifício que parece distante do original.

Reprodução da imagem do projeto pronto. (imagem: SoraNews)

As pessoas no Japão ficaram tristes ao ouvir notícias do destino da antiga fachada amada da Estação Harajuku, deixando comentários como:

  • “Nããão! É uma tragédia!”
  • “ É sempre triste quando a história se torna uma consideração secundária.”
  • “Como a estação mais próxima do santuário Meiji Jingu, o antigo prédio da estação era perfeitamente adequado para a localização histórica.”
  • “ Estou chorando pelo Japão.”
  • “ Eles não podem desmontá-lo com cuidado e movê-lo para outro local?”
  • “ A opção de realocação é uma obrigação!”

Embora a JR East não tenha mencionado se o prédio será preservado ou realocado, o que foi o caso de vários edifícios históricos no passado do Japão, muitas pessoas agora esperam que o prédio não seja simplesmente destruído e completamente perdido para sempre.

E, considerando todas as mudanças que a capital está vendo atualmente, novos edifícios surgem por toda Shibuya antes das Olimpíadas de Tóquio e Paraolimpíadas. Garantir que o Japão antigo continue a prosperar com o novo está se tornando cada vez mais uma questão importante.

Fonte: Jin via SoraNews

Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo FacebookTwitter e Instagram.