Um barco de pesca que afundou na província de Iwate por ondas de tsunami após o Grande Terremoto no leste do Japão de 2011 foi encontrado na província mais ao sul de Okinawa, informou o Gabinete da Guarda Costeira de Nakagusuku em 2 de Setembro.

De acordo com o escritório da guarda costeira com sede em Okinawa, um membro da tripulação de um navio de patrulha de serviço encontrou um barco de pesca que havia chegado à praia na cidade de Kin em 31 de Agosto. Embora o barco não tivesse um nome exibido nele, eles rastrearam o proprietário pelo número de registro.

O barco de 0,8 toneladas, chamado “Seishomaru”, era de propriedade de Kiyofumi Sasaki, um pescador de 74 anos na cidade de Kamaishi, no nordeste do Japão e havia chegado a Kin a cerca de 1.900 quilômetros de distância.

Depois de receber contato do escritório da guarda costeira, Sasaki pareceu muito surpreso que o barco havia viajado para Okinawa, quando ele próprio viajou com ele apenas até a cidade de Takamatsu, província de Kagawa, no oeste do Japão.

Em 11 de Março de 2011, Sasaki estava processando algas marinhas que ele recolheu o Seishomaru em uma cabana próxima durante a alta temporada. Embora ele tenha evacuado antes das ondas baterem, o barco ancorado foi levado pelo tsunami.

O barco de pesca que foi varrido da cidade de Kamaishi, na província de Iwate, por ondas de tsunami após o Grande Terremoto no leste do Japão de 2011 e foi encontrado cerca de 8 e meio anos após o desastre, é visto na cidade de Kin, na província de Okinawa, em 31 de Agosto 2019. (Foto cortesia do Escritório da Guarda Costeira de Nakagusuku)

Sasaki comprou um novo barco de pesca após o desastre e também o nomeou Seishomaru. “Por causa da minha velhice, será difícil ir ao local (e recuperar o barco). Espero que alguém possa usá-lo”, ele comentou.

Fonte: The Mainichi

Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo FacebookTwitter e Instagram.