Neste ano de 2019 o Japão vai desativar de vez o seu último serviço de pager em funcionamento. Operado pela Tokyo Telemessage Inc. e com cobertura bastante limitada, usuários que ainda recebem mensagens nos pequenos aparelhos ficarão órfãos a partir do ano que vem.

Os pagers foram muito usados no fundo entre o final da década de 1980 e no decorrer da década de 1990, bem antes dos serviços de SMS para celulares. Através deste pequeno aparelho que recebe dados por conexão de rádio e com ajuda de uma tela monocromática, o usuário recebe informações como os números de um telefone e ou até mesmo uma mensagem de texto.

Alguns, mais modernos, permitiam até a resposta da mensagem recebida e que vinha de uma central que enviava o conteúdo. Sim, quem envia a mensagem é uma operadora e não o usuário. Você precisa ligar para a empresa, informar o texto e ela faz o envio. O declínio da tecnologia aconteceu com a ascensão do SMS nos celulares e a comunicação via internet, já que não era mais necessário pagar para uma central enviar a mensagem para o outro lado. No Brasil, o serviço ficou muito conhecido na segunda metade da década de 1990 até meados dos anos 2000, quando pelos mesmos motivos o serviço começou a deixar de ser usado.

No Japão, de acordo com a Tokyo Telemessage, ainda existem 1,5 mil aparelhos funcionando e que recebem os sinais da central. A empresa é a última que ainda faz este tipo de serviço e a cobertura para que o pager receba a mensagem é limitada na região metropolitana da cidade de Tóquio e locais próximos da capital japonesa.

O curioso é que a Tokyo Telemessage deixou de fabricar os aparelhos em 1998 e os últimos ainda estão funcionando perfeitamente. Isso deixará de acontecer a partir de setembro de 2019, quando o serviço deixará de ser prestado.

Em seus momentos de glória, o pico de usuários foi registrado em 1996 com mais de 10 milhões de assinantes no país.

E o que acontecerá com esses 1,5 mil usuários da Tokyo Telemessage Inc. que ainda possuem seus pagers?

Isso ainda ninguém sabe, mas o inicio dos desligamentos dos sinais de rádio começaram neste dia 1º de Outubro. E em agradecimento ao aparelho que fez história na tecnologia, alguns usuários japoneses da cidade de Akihabara decidiram realizar um funeral de seus aparelhos após o desligamento do sinal, o qual fazia a comunicação entre os dispositivos.

Nas imagens do funeral que foram divulgadas nas redes sociais, usuários fiéis dos dispositivos aparecem rezando em homenagem ao finado aparelho. Uma foto do pager foi colocada sobre o altar, como comumente é realizado em funerais nipônicos com a imagem do falecido.

Na tela do pager, o número “114 1064” era exibido. Esse código é o equivalente a “ai shiteru yo” (eu te amo, em tradução livre).

Funeral do pager em Akihabara teve equipe de segurança e até maids. (imagem: divulgação)

Os pagers continuaram bastante populares no Japão devido ao seu uso em hospitais, onde a conexão de celular pode ser irregular ou o uso de telefone foi proibido devido à preocupação de que os sinais pudessem interferir em equipamentos médicos.

Pois é, a tecnologia avança e os orfãos ficam!

Fontes: Gizmodo, Olhar Digital, Tecnoblog

Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo FacebookTwitter e Instagram.