Quase quatro anos atrás, as regiões sudoeste do Japão foram atingidas por uma série de fortes terremotos que abalaram a região de Kumamoto. Estradas e prédios rachavam e desmoronavam e o tremor chegou a mover partes da terra em até um metro. Parte da arquitetura mais antiga do Japão foi destruída como resultado.

Um dos monumentos mais importantes da região, o Castelo Kumamoto, foi gravemente danificado pelo terremoto. Anteriormente um dos castelos originais mais antigos do Japão, o Castelo Kumamoto perdeu grande parte de suas telhas, estátuas, muros e fundações de pedra, embora felizmente tenha conseguido manter a maioria de suas estruturas seculares.

Felizmente, como você pode ver no vídeo acima, os esforços de reconstrução estão bem encaminhados! Desde os terremotos, grande parte do complexo do castelo foi fechada para visitantes, mas inúmeros esforços de arrecadaqções de fundos por organizações sem fins lucrativos e com fins lucrativos financiaram um projeto de 60 bilhões de ienes (mais de 500 milhões de dólares) para restaurar o castelo à sua glória original e está quase lá! Você pode assistir ao progresso com este belo vídeo de lapso de tempo da reconstrução do castelo.

O vídeo mostra uma série de fotos do Castelo de Kumamoto tiradas do mesmo ângulo durante quase quatro anos, de 14 de Junho de 2016 a 11 de Fevereiro de 2020. Foi compartilhada pela conta oficial do Twitter da Exposição do Projeto de Renascimento do Castelo de Kumamoto, que também é por trás do modelo em miniatura do Castelo Kumamoto e que registraram diligentemente o progresso da reconstrução do castelo.

Para comparação, dê uma olhada no castelo antes do início da construção, após o terremoto. Os telhados eram escassos, faltando inúmeras telhas e o castelo parece um pouco áspero comparado ao que costumava ser:

Posteriormente, o prédio ficou tão coberto de andaimes que a coisa toda quase se pareceu com um Transformer gigante, especialmente no vídeo, enquanto os andaimes se moviam para cima e para baixo com o progresso da reconstrução. Pode ter sido difícil apreciar a verdadeira beleza do castelo com toda a construção no caminho. Mas no vídeo, por trás de todas as camadas de aço, você pode ver que as torres quebradas e os telhados em ruínas foram metodicamente derrubados e reconstruídos.

Agora, dê uma olhada na última foto, tirada na semana passada, que mostra as partes superiores do castelo parecendo quase como antes. Com novas e brilhantes telhas no lugar, grande parte dos andaimes removidos e as vidraças finais das janelas instaladas, o castelo parece quase totalmente restaurado, orgulhosamente contra o céu ao fundo.

Embora ainda haja muito trabalho a ser feito no Castelo de Kumamoto, a estrutura está sendo lentamente revelada e reaberta ao público em etapas. Na primeira etapa, realizada em Outubro do ano passado, uma parte do terreno ao redor do prédio principal, conhecido como Tenshukaku, foi reaberta e, embora o prédio em si permaneça fechado, os visitantes podem passear por ele e aprender sobre os esforços de construção.

Atualmente, os terrenos estão abertos apenas aos domingos e feriados, quando não há obras em andamento, mas a partir de 29 de abril, a Fase 2 abrirá outro caminho e os visitantes poderão entrar nos terrenos também durante a semana. O novo caminho a pé terá uma visão de perto do castelo e seus esforços de reconstrução, permitindo aos visitantes uma visão melhor do que a primeira etapa.

Os funcionários esperam que Tenshukaku, que geralmente é a principal atração do Castelo Kumamoto, seja re-aberto novamente na primavera de 2021, uma vez que a reconstrução for concluída, para que os fãs do castelo venha a ser capaz de visitar este marco icónico no próximo ano. Então, se tudo correr bem, veremos um dos três principais castelos do país completamente restaurado à sua glória original nos próximos anos!

Fontes: Twitter @tenshu_saigenJapaaanSite oficial do Castelo de KumamotoGuia Kanko do YouTube / Kumamoto-shi

Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo FacebookTwitter e Instagram.