O crescimento desenfreado de casos do Coronavírus COVID-19 segue colocando em alerta as autoridades do mundo todo. No Japão, algumas medidas vêm sendo tomadas e, segundo o Primeiro Ministro Shinzo Abe, as próximas duas semanas serão fundamentais para saber qual o nível de propagação do vírus e para isso, vários eventos estão sendo cancelados, adiados ou suspensos.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão informou que membros da tripulação do Diamond Princess que testaram negativo para o novo coronavírus começaram a desembarcar do cruzeiro, que está ancorado no porto de Yokohama, nas proximidades de Tóquio.

Nesta quinta-feira (27/02), os membros da tripulação que desembarcaram foram transferidos para uma instalação do governo designada na província de Saitama. Segundo as autoridades, serão necessários vários dias para completar o desembarque de todos os 240 tripulantes. Eles serão testados novamente quando o período de quarentena de 14 dias chegar ao fim. Se os resultados retornarem negativos, eles terão permissão para deixar o Japão e retornar a seus países.


Fechamento de Escolas:

Na província de Hokkaido, no norte do Japão, as escolas vão ficar fechadas pelo período de uma semana. O fechamento aplica-se a mais de 1.600 escolas públicas do curso fundamental e a instituições para alunos com necessidades especiais. A maioria está cancelando as aulas a partir desta quinta-feira.

A decisão segue-se a um pedido expresso do governador da província. Hokkaido registrou o maior número de casos confirmados do coronavírus entre as 47 províncias japonesas. Entre os contagiados estão crianças frequentadoras de escolas. Apenas em Sapporo, a capital da província, cerca de 300 escolas estarão fechadas a partir de sexta-feira.

Escolas em Hokkaido começam a susperder suas aulas (imagem: NHK World)

Também nesta quinta-feira, Shinzo Abe recomendou o fechamento de todas as escolas de ensino fundamental e ensino médio do Japão começando a partir de segunda-feira, 3 de Março até o inicio do mês de Abril.

Em uma reunião de uma força-tarefa do governo para combater o vírus, Abe citou a “saúde e segurança das crianças” como a principal prioridade e disse que a medida, que também inclui escolas para necessidades especiais em todo o Japão, visa lidar melhor com o risco de infecção a ser gerada por estudantes e professores que passam longas horas juntos. Abe também pediu às escolas que tomem as melhores medidas possíveis para prevenir a infecção, como minimizar o número de participantes, se quiserem realizar exames de admissão e cerimônias de graduação nas próximas semanas.

O primeiro-ministro Shinzo Abe anuncia o plano do governo de pedir a todas as escolas no Japão que cancelem as aulas até Abril, em meio à disseminação do novo coronavírus no país, durante uma reunião da sede da força-tarefa no escritório do primeiro-ministro em Tóquio, em 27 de Fevereiro de 2020. (imagem: Mainichi / Masahiro Kawata)

O ano letivo do Japão termina em Março e um novo ano acadêmico normalmente começa no início de Abril.

Segundo informações divulgadas pelas redes sociais, algumas escolas brasileiras que funcionam em algumas cidades japonesas ainda não receberam uma confirmação do governo japonês sobre o fechamento e vão seguir em funcionamento até uma orientação mais oficial.


Vários eventos cancelados:

Uma nova leva de eventos que inclui shows e convenções também teve seus cancelamentos confirmados nesses últimos dias. Muitos são devido as orientações do governo japonês de evitar ou alterarem eventos em locais que causam grandes aglomerações de pessoas.

Cartaz de divulgação do AnimeJapan 2020

 

Alguns desses eventos inclui o AnimeJapan 2020, um dos maiores eventos de cultura pop do Japão e um dos principais da indústria de animes, que estava agendado para acontecer entre os dias 21 e 24 de Março no Tokyo Big Sight em Odaiba.

Os organizadores da Nippombashi Street Festa de Osaka, que eles promovem como “o maior evento de cosplay do Japão”, anunciaram quarta-feira (19/02) que estão cancelando o evento deste ano devido a preocupações com o surto de Coronavírus COVID-19. O 16º desfile anual aconteceria na área de Den Den Town, em Nippombashi (o distrito comercial de Osaka conhecido por produtos de anime, jogos e mangás, semelhante ao Akihabara de Tóquio) em 15 de Março. Mais de 200.000 pessoas participam do evento ao ar livre todos os anos.

Imagem do Nippombashi Street Festa 2019 em Osaka (imagem: divulgação)

A Sony e a Bushiroad cancelaram suas participações em eventos marcados entre Fevereiro e Março devido ao surto. Em um desenvolvimento separado, o evento Tokyo Game Show 2020 anunciou em 21 de Fevereiro que sua conferência de imprensa agendada nesta sexta-feira foi adiada pelo mesmo motivo.

Também no dia 21, a Bandai Namco Entertainment anunciou em seu site oficial da franquia The iDOLM@STER que o evento de passeio a bordo intitulado The IDOLM@STER Million Live! One Night Cruise Welcome!! Aboard foi cancelado para garantir a saúde e a segurança daqueles que teriam participado. O site citou a confirmação de casos da doença de coronavírus COVID-19 no Japão e a incerteza sobre como o vírus se espalha. O evento do cruzeiro teria ocorrido a bordo do transatlântico Pacific Venus de Yokohama durante a noite de 29 de Fevereiro a 1º de Março, mas os organizadores estão oferecendo reembolsos de ingressos.

Além desses, a premiação Seiyuu Awards 2020 também foi cancelada.


Atividades esportivas suspensas e ameaça aos Jogos Olímpicos:

Na terça-feira (25/02) as autoridades do Japão decidiram suspender todos os eventos esportivos realizados no país, inclusive os jogos do Campeonato Japonês de Futebol, a J-League, das 3 divisões.

O Comitê Olímpico Internacional segue atento as informações sobre o surto do Coronavírus no país. Nesta semana, membros organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tokyo 2020 chegaram a discutir sobre a realização dos eventos. Embora não confirmada pelas autoridades do COI, os jogos correm risco, mas eles aguardam até o mês de Maio para tomarem alguma decisão mais oficial. Por enquanto, o cronograma dos jogos segue mantido.


Sobre o surto do Coronavírus COVID-19:

Os primeiros casos relatados do Coronavírus COVD-19 ocorreram em Wuhan, China, em Dezembro e, começaram a se espalhar em taxas e intensidades variadas em muitas partes do globo através da incubação em hospedeiros humanos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou uma emergência mundial de saúde em 30 de Janeiro. Nesta quinta-feira (27/02), a OMS informou que havia 81.109 indivíduos infectados em todo o mundo, sendo 78.191 na China e 164 casos oficiais no Japão. (O Diamond Princess , um navio de cruzeiro atracado em Yokohama, tem mais 621 indivíduos infectados, mas eles estão em quarentena a bordo do navio, até o fechamento desta matéria). 2.718 pessoas morreram da doença na China. A OMS havia relatado apenas uma morte no Japão,, no entanto, Hokkaido relatou sua primeira morte devido ao COVID-19 na quarta-feira (26/02). Na terça-feira (25/02), um quarto passageiro do navio Diamond Princess morreu em um hospital japonês, embora a causa da morte não tenha sido relatada.

O Japão anunciou na quarta-feira (25/02) que proibirá a entrada de estrangeiros que visitaram a cidade sul-coreana de Daegu e o condado vizinho de Cheongdo, na província de Gyeongsang do Norte. Já proibiu a entrada de estrangeiros de duas províncias chinesas, Hubei e Zhejiang.

Nesta quinta-feira (27/02), uma mulher moradora de Osaka, que já havia sido diagnosticada com o vírus, se sentiu mal e procurou o serviço de saúde, onde foi constatada que ela está com o Coronavírus pela segunda vez.

No Brasil, foi confirmado na quarta-feira (26/02) o primeiro caso de Coronavírus, sendo um brasileiro de 61 anos que chegou da Italía, um dos países mais atingidos pela doença e que já registrou 12 mortes. Outros casos seguem sendo investigados pelo ministério da saúde.

O novo coronavírus, cujos principais sintomas são febre, tosse e falta de ar, pode ser transmitido durante o período de incubação da doença, que varia de 1 a 14 dias. Até agora, especialistas afirmam que uma pessoa infectada transmite o vírus para até três outras.

Fontes: NHK World – Link 1, Link 2, Mainichi, Anime Xis

Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo FacebookTwitter e Instagram.