O surto de Coronavírus não impediu a realização da tradicional Maratona Internacional de Tóquio neste domingo (01/03). A corrida que geralmente reúne milhares de atletas, teve apenas 300 participantes devido à epidemia da nova doença. A prova foi liberada apenas para atletas de elite. Ao todo 38 mil pessoas estavam inscritas na corrida, mas apenas 300 foram autorizadas. No dia 17 de Fevereiro, a organização do evento já havia notificado que os atletas amadores não participariam desta edição.

O etíope Burhanu Legese venceu a prova masculina quebrando o recorde que já era seu mesmo, na marca de 2 horas, 04 minutos e 15 segundos.

A israelense Lonah Salpeter Chemtai, a feminina, também marcou um novo recorde: 2 horas 17 minutos e 45 segundos.

Suguru Osako foi o melhor atleta japonês na prova masculina ficando em 4º lugar, com 2 horas, 05 minutos e 29 segundo, quebrando o recorde de um atleta japonês na Maratona. Resultado o garantiu na maratona dos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020.

No feminino, Haruka Yamaguchi chegou em 10º lugar e foi a melhor atleta japonesa na prova feminina com a marca de 2 horas, 30 minutos e 31 segundos.

Na categoria paralímpica, os japonese dominaram: Tomoki Suzuki e Tsubasa Kina venceram as provas masculina e feminina, respectivamente.

Competidor Tomoki Suzuki em meio a prova para os cadeirantes na Maratona de Tóquio 2020 (imagem: Fox Sports Internacional)

Além do número menor de atletas, o público presente também foi menor comparado a outras edições. Foram distribuídos máscaras cirúrgicas e desinfetante para as mãos para a equipe do evento e competidores. O número de voluntários também foi reduzido e os espectadores foram aconselhados a não se reunir ao longo do curso, em novas tentativas de reduzir o potencial de propagação da infecção. As estimativas pós-evento foram de que o número de espectadores totalizou 20% do número usual.

Há temores de que as Olimpíadas, que também serão realizadas em Tóquio, de 24 de Julho a 9 de Agosto, sejam igualmente reduzidas ou mesmo canceladas. 

Grande parte do público presente assistiram a Maratona de Tóquio sob proteção de máscaras (imagem: Kyodo News)

Vale lembrar que as autoridades japonesas já fizeram pedidos para que as escolas no Japão não funcionassem até o início de Abril. Também houve o pedido para que vários eventos onde há aglomerações de pessoas fossem cancelados, adiados ou reduzidos. Os eventos esportivos no Japão, que inclui as três divisões do Campeonato Japonês de Futebol (J-League), seguem suspensos até o dia 15 de Março.

Os últimos números de infecção mostram 256 casos de Coronavírus confirmados no Japão, com seis mortes.

Fontes: Uol Esportes, Runner’s World
Imagens dos atletas: Twitter

Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo FacebookTwitter e Instagram.