COVID-19: Oportunidade para nos reinventar

0
334

A questão do Corona Vírus vem afetando a todos. Esta situação traz uma grande oportunidade de nos reinventar com criatividade e usando a tecnologia.

Sem concursos e eventos, o mundo do Karaokê foi bem afetado, mas consultando amigos e redes sociais tivemos gratas surpresas sobre o que está sendo feito neste difícil momento:

 

DESAFIOS ENTRE AMIGOS

Os amigos do Animekê lançaram, no Facebook, um desafio no qual cada um canta uma canção escolhida por seu amigo, e convida mais 3 cantores criando assim uma linda corrente. É uma forma criativa de matar a saudade e apreciar belas vozes. Josimar Conceição, Carol Himura, Bruna Higashi, Bruno Piato, Highor Mattede, Ranieri Gabriel já nos brindaram com suas apresentações e, certamente muitos outros vão aderir à brincadeira. Como é bom relembrar estas vozes lindas sem o peso e a preocupação de ter que julgá-los !! Nós (Fabia e Norton) fomos jurados de Animekê por 7 anos e tivemos o prazer de conviver com este grupo tão animado.

Divulgação – Animekê Yamato Corp

A iniciativa foi da Rafaela Ray-Chan, e os amigos aderiram rapidamente. A Família Animekê é realmente muito linda e unida.

 

AULAS ON-LINE

Consultando os professores, Roberto Maeda, Alexandre Hayafuji e Mity Shiroma, importantíssimos no Mundo do Karaokê, todos afirmaram que o confinamento gerou um impacto enorme. Segundo Maeda, 50% das aulas foram suspensas. Hayafuji nos conta que, como o Karaokê é um Hobby (levado muito a sério por muitos) alguns deixaram as aulas por fechamento de comércio ou por demissão.

Porém, a situação também trouxe oportunidades: As tecnologias atuais e o avanço na velocidade de dados possibilitam as Aulas On-Line, nas quais os alunos recebem instruções através de aplicativos como WhatsApp e Skype. Hayafuji, que desde 2014, dá aulas On-Line, diz que tem divulgado o método principalmente para cantores de outras localidades e com resultados surpreendentes e comprovados. Para ele, o número de Aulas On-Line triplicou neste período. “Tenho alunos treinando virtualmente por todo o Brasil e até no exterior”, diz Hayafuji.

Mity Shiroma diz que a ideia foi aprovada: “Estamos tendo um bom aproveitamento. Os alunos dizem que estão gostando, pois além de ter mais tempo para ensaiar, por conta do isolamento social, não estão tendo atividades como antes e o canto acaba sendo uma aula muito esperada.”

Maeda também aderiu à novidade: “estou gostando porque muitos dos alunos aderiram à essa ferramenta. É uma boa. Daqui pra diante vou utilizar esse sistema. Uma das alunas comentou que não vai mais perder aulas quando viajar”.

A Mity vê com bons olhos as mudanças: “Estou tendo uma grande experiência, pois me desafio a ´viver´ a inovação em todos os sentidos.  Tenho buscado me desenvolver e entender que o futuro já chegou, ou melhor, se antecipou”.

 

SHOWS A DOMICÍLIO

Por um longo período, shows ao vivo nem pensar! Mas, e se você pudesse assistir um show da sacada de seu apartamento?

Foi o que fizeram os vizinhos de nossos amigos Pedro Mizutani e Marcus Manako.

Pedro Mizutani, o competente empresário, Presidente da União Paulista de Karaokê e campeão de karaokê não teve dúvidas: pôs o aparelho de som na sacada de seu apartamento e soltou a voz. Seus vizinhos maravilhados aplaudiam em êxtase.

Marcus Manako, revelação do Programa Raul Gil, no qual cantava com sua irmã Melissa, e atualmente cantor profissional em casamentos e formaturas, não podendo de se reunir com seus músicos, relembrou os tempos de karaokê, pôs seus playbacks e encantou seus vizinhos com sua voz potente e encantadora.

Assim, o Mundo do Karaokê vem dando sua contribuição para que a quarentena seja um pouco mais agradável para todos, levando mensagens de amor, fé e esperança.