Festivais japoneses são geralmente divertidos, eventos bem animados. Muitas vezes há uma procissão de santuários portáteis, chamadas de mikoshi, que são transportados pela cidade tentando estimular os deuses da fortuna. Outras vezes pode haver uma performance vigorosa de bateria de taiko.

E depois há o festival no Japão, onde eles atiram caras em um fogo ardente…

O evento, chamado Dondoyaki, tem lugar no bairro Godo da cidade de Isehara, província de Kanagawa (que faz fronteira com o lado sul de Tóquio). Moradores reúnem uma pilha de shimenawa (cordas usadas em cerimônias e santuários xintoístas) e darumas (bonecas circulares usadas para fazer desejos), ateiam fogo a essa pilha e, em seguida, representantes da Organização da Juventude Godo começar a jogar jovens no incêndio.

Vídeo do Dondoyaki 2018 de Godo (Aviso, a imagem a primeira vista pode parecer um pouco forte, mas faz parte do ritual):

Mas não é qualquer um pode ser jogado no incêndio. A honra é reservada para os homens novos que estarão tendo algum desenvolvimento auspicioso da vida durante o ano, tal como casamento ou dar boas-vindas a um bebê novo a sua família. Pode parecer cruelmente irônico que são os homens que estão prestes a formar conexões interpessoais ao longo da vida e assumir as responsabilidades que vêm com eles, que são jogados em um fogo potencialmente mortal, mas acredita-se que o ritual Dondoyaki afasta quaisquer espíritos malignos ou energia que pode estar rodando sobre o jovem, limpando quaisquer impedimentos para um futuro próspero.

A pessoa que está sendo jogada no fogo, assim como aqueles que o lançam, é vestida na roupa grossa para impedir queimaduras e tem frequentemente a metade mais baixa de sua cara coberta por uma toalha. Representantes do corpo de bombeiros local também participam da cerimônia.

Godo Dondoyaki 2020:

Na maioria dos anos, cerca de meia dúzia de pessoas são jogadas no fogo e nenhum dos cinco participantes deste ano relatou ferimentos. “Honestamente, eu estava com medo”, disse um homem de 33 anos que foi jogado no fogo deste ano e está planejando se casar em breve, desejando a felicidade da comunidade local.

Vale a pena notar que Godo não é o único lugar em Kanagawa onde Dondoyaki acontece. No entanto, em outras comunidades fazem basicamente um evento de torrefação mochi, onde são os bolinhos, e não as pessoas, atiradas ao fogo. Dondoyaki De Godo tem bolinhos também.

Ninguém está exatamente certo porque Godo faz seu Dondoyaki desse jeito. As razões para a sua singularidade foram perdidas para as névoas do tempo, mas é uma tradição local que está definida para continuar vai ser mostrando que é praticamente improvável que a ideia pegue em outras partes do Japão.

Como sua próxima viagem ao Japão, ou se caso você já estiver por ai, que tal conhecer de perto este evento. Além de espantar os espíritos ruins, pode te aquecer no frio do inverno… mas claro, contanto que você não seja um dos atirados ao fogo.

Fontes: Livedoor News via SGCafe

Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo FacebookTwitter e Instagram.