Encontro de gigantes no Aizomê; a Chef Telma Shiraishi recebe Saiko Izawa!

Telma Shiraishi recebe Saiko Izawa para menu a quatro mãos que entrelaça a força e a delicadeza feminina das duas chefs

0
2118

Telma Shiraishi recebe Saiko Izawa para menu a quatro mãos que entrelaça a força e a delicadeza feminina das duas chefs.

De 24 a 28 de abril, será possível apreciar o encontro de duas das maiores pérolas japonesas da cena gastronômica paulistana. A chef Telma Shiraishi, proprietária do Aizomê – que comanda também a cozinha dos eventos do Consulado do Japão em São Paulo -, recebe a celebrada chef Saiko Izawa, eleita “Best Pastry Chef 2017” na premiação Latin America’s 50 Best Restaurants, para realizar um menu a quatro mãos.

Em nove etapas, os clientes degustarão receitas elaboradas pela dupla, incluindo sobremesa e uma seleção de pequenos mimos para fechar a refeição. Servido mediante reserva, o menu terá o valor de R$ 225 por pessoa e poderá ser harmonizado com sugestões especiais de saquês e vinhos em taça ou garrafa, em carta assinada pela dupla de sommelières Daniela Bravin e Cassia Campos.

Entre os pratos estão preciosidades como o duo de ostras – um ceviche de ostra com caju e sagu e uma ostra ao ponzu com rabanete e tobiko, harumaki de camarão ao shissô e flor de sal defumadofrutos do mar e cogumelos em dashi ao perfume de yuzu e filé de wagyu grelhado com uni e hon wasabi, além de versões autorais de sushi das duas chefs.

A experiência é finalizada com uma sobremesa assinada por Saiko –  um parfait com sorvete de creme, gyuhi e kinako com mel de Uruçu amarela – e uma seleção de pequenas gostosuras, como mini-macarons, petits fours e bombons em sabores exclusivos.

Abaixo a degustação completa:

DUO DE OSTRAS
Ceviche de ostra com caju e sagu (Saiko)
Ostra ao ponzu com rabanete e tobiko (Telma)

  1. ZENSAI
    Aemono: robalo e vegetais da estação com tosazu (Saiko)
    Tamagodofu e ikura (Telma)
    Nasu dengaku (Saiko)
  1. SASHIMI MORIAWASE
    Seleção do dia (Telma)
  1. AGUEMONO
    Harumaki de camarão com shissô, sal de vinho e flor de sal defumado (Saiko)
  1. SUSHI MORIAWASE
    Receitas das chefs em versões autorais de sushi (Telma e Saiko)
  1. DOBIN MUSHI
    Frutos do mar e cogumelos em dashi ao perfume de yuzu (Telma)
  1. YAKIMONO
    Filé de wagyu grelhado com uni e hon wasabi (Saiko)
  1. DEZATO
    Parfait com sorvete de creme, gyuhi – tipo de mochi –, kinako com mel de Uruçu amarela (Saiko)

    FINALIZAÇÃO

Seleção de pequenos mimos: mini-macarons, petits fours e bombons em sabores exclusivos

Sobre Telma Shiraishi – A chef à frente do Aizomê quebrou o tabu de que mulheres não poderiam estar à frente das cozinhas japonesas, conquistando não só o respeito do paladar criterioso dos paulistanos, mas também de toda uma exigente comunidade japonesa. Atualmente Telma é também a responsável pela cozinha do Consulado Geral do Japão, onde assina os cardápios e executa os banquetes e recepções para dignatários japoneses, brasileiros e estrangeiros.

A chef é reconhecida por sua culinária feita com toda a técnica tradicional, mas muito focada no aqui e agora, extraindo o melhor dos produtos de nossa terra à moda japonesa, com toques criativos e apresentação artística. Ela também dedica um carinho especial à seção de sobremesas – algo incomum nos restaurantes japoneses –, o que faz do Aizomê uma das poucas casas da categoria que são lembradas por sua doce oferta.

Sobre Saiko Izawa – Nascida no Japão e formada em Paris, na Le Cordon Bleu, a chef trabalhou no D.O.M. de Alex Atala e no Pomodori, iniciando uma parceria com Jefferson Rueda que segue até hoje. Atualmente Saiko é responsável pela elogiadíssima carta de sobremesas da Casa do Porco, do próprio Rueda.

No ano passado foi eleita melhor chef de confeitaria da América Latina na premiação Latin America’s 50 Best Restaurantes, da renomada revista britânica The Restaurant. Muito além da excelência na confeitaria, Saiko também demonstra sua versatilidade e domínio na cozinha como chef, sendo frequentemente convidada para a criação de menus a quatro mãos em restaurantes estrelados de Tóquio – sua próxima aventura por lá inclusive já tem data marcada, em julho deste ano.

Sobre o Aizomê – Localizado no Jardim Paulista, em São Paulo, o Aizomê tem um trabalho consistente baseado nas melhores tradições japonesas. O discreto sobrado em rua sossegada, a poucas quadras da movimentada Avenida Paulista, oferece salas reservadas, espaço com tatames e um salão principal com o clássico balcão, onde é possível observar o primoroso trabalho da equipe de sushimen. No restaurante de ambiente tranquilo a ideia é desfrutar do conceito de omotenashi – o melhor da hospitalidade japonesa.

O menu em etapas, com pratos equilibrados entre receitas quentes e frias, é fundamentado na busca da chef e proprietária Telma Shiraishi pelos melhores ingredientes do campo e do mar e o cultivo de um círculo seleto de produtores, fornecedores e parceiros. A partir de uma base de sabores e técnicas tradicionais da culinária japonesa, a chef elabora uma variedade de preparações com toques autorais seguindo o sabor das estações, do clima e de suas inspirações.

Em 2017 a casa completou 10 anos com uma história marcada tanto pela sua brilhante comida quanto por sua proposta de apresentar a grande variedade e a profundidade dessa culinária tão admirada e fundamentada no melhor de uma cultura milenar.

Serviço:
Menu a 4 Mãos – Telma Shiraishi recebe Saiko Izawa
Valor: R$ 225 (bebidas não inclusas)
De 24 a 28 de abril, somente no jantar
Obs: necessário fazer reserva

Aizomê
Alameda Fernão Cardim, 39 – Jardim Paulista
Reservas: (11) 3251-5157 / mais informações www.facebook.com/restauranteaizome
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 12h às 14h30 e das 18h30 às 23h; sábado, das 18h30 às 23h30