O Japão entra na era Reiwa em 1º de Maio, quando o novo imperador sobe ao trono. O governo escolheu e anunciou o nome “Reiwa” em 1º de Abril. Nomes de era foram usados ​​por mais de um milênio e estão profundamente interligados com a vida das pessoas. Eles são amplamente utilizados, de documentos oficiais a calendários e o governo considerou cuidadosamente o assunto antes de se decidir pelo novo nome.

Um processo de seleção cuidadoso

O governo japonês deu vários passos para escolher o nome da era, incluindo discussões com especialistas e chefes das duas casas da Diet. Anteriormente postamos aqui no Mundo OK que o governo apresentou seis candidatos ao painel de especialistas. Eles eram “Eiko”, “Kyuka”, “Koshi”, “Banna”, “Banpo” e “Reiwa”. Três dos nomes supostamente vêm de clássicos chineses. Dois, incluindo “Reiwa”, foram retirados da literatura clássica japonesa. Um derivou dos clássicos japoneses e chineses. A decisão final para selecionar “Reiwa” foi tomada em uma reunião do gabinete com a presença de todos os ministros.

Os dois personagens de “Reiwa” são tirados de uma antologia de poesia japonesa, “Manyoshu”.

O governo japonês explicou que os dois caracteres chineses de Reiwa significam “bela harmonia” (um pouco diferente do que tínhamos noticiado antes que seria algo próximo de “comando ou ordem harmoniosa”). Eles foram retirados da passagem da mais antiga antologia da poesia japonesa, a Manyoshu:

“Neste auspicioso mês do início da primavera, 
o tempo está bom e o vento, suave. 
A ameixa floresce como pó diante de um espelho, enquanto as orquídeas dão fora o cheiro doce de um saquinho “.

Alguns especialistas dizem que é a primeira vez na história do país que um nome de época foi tirado da literatura nacional e que os nomes passados ​​foram retirados da literatura chinesa clássica.

No dia em que o nome da nova era foi anunciado, o primeiro-ministro Shinzo Abe revelou que o nome representa a esperança de que todo o povo japonês possa florescer como uma flor de ameixa após um inverno rigoroso.

Shinzo Abe, primeiro-ministro japonês

“Em dias de paz, podemos promover a cultura e apreciar a beleza natural. Com gratidão sincera por aqueles dias pacíficos, vamos construir uma nova era que está cheia de esperança”, disse Abe.

“Reiwa”, o som da nova era:

A equipe de jornalismo da NHK entrevistou o estudioso literário japonês Susumu Nakanishi, que acredita-se ter proposto o nome “Reiwa”. Ele permaneceu em silêncio sobre quem sugeriu o nome, mas falou sobre o seu significado.

Nakanishi é professor emérito do Centro Internacional de Pesquisa de Estudos Japoneses. Na entrevista em sua casa na cidade de Kyoto, ele disse que, como cidadão, está encantado que “Reiwa” tenha sido bem recebido no Japão desde que foi anunciado em 1º de abril.

“A razão pela qual eu acho que é bom é por causa de sua pronúncia ou do jeito que toca”, disse Nakanishi. “É raro um nome de época começar com um som de ‘R’ como ‘Reiwa’.”

Susumu Nakanishi, professor emérito do Centro Internacional de Pesquisa de Estudos Japoneses

História por trás dos dois caracteres chineses “Rei” e “Wa”

Nakanishi é a principal autoridade no Manyoushu. Ele diz que o caractere chinês “Rei” combinaria com a palavra nativa japonesa “uruwashii”, que significa bonita.

“O que torna ‘uruwasii’ diferente de ‘belo’ ou ‘bom’ é que ele carrega consigo noções como ordenada, consistente e arrumada.”

Nakanishi, de 89 anos, também explicou o significado do outro personagem, “Wa”.

“A última guerra reivindicou três milhões de vidas somente no Japão e o Japão não deveria voltar à guerra. O caráter ‘Wa’ significa paz, ou representa uma sociedade da qual todos fazem parte, onde cada membro tem seus próprios valores e vive harmoniosamente. O Japão tem a missão de transmitir essa mensagem em todo o mundo “.

Nakanishi disse que coloca muita esperança no personagem “Rei” e está ansioso pela nova era.

“‘Rei’ também significa respeito, que eu acredito ser o mais importante para todos os seres humanos. Não podemos nos desenvolver sem isso. Podemos nos tornar uma versão cada vez melhor de nós mesmos com respeito e trabalhando juntos. O nome da nova era parece oferecer uma oportunidade significativa para cada um de nós pensar e agir”.

Nomes de épocas têm sido uma parte central da cultura japonesa há séculos, e “Reiwa” fará o mesmo no futuro previsível.

– Que a nova era seja próspera não apenas para os japoneses, mas para todos os simpatizantes dessa imensa e milenar cultura e claro, para todo o mundo. E você ai, o que espera da nova Era do Japão que vai se iniciar?

Fonte: NHK World (Noriko Okada)

Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo FacebookTwitter e Instagram.