A Japan House São Paulo participa da primeira edição do ‘Sem Barreiras – Festival de acessibilidade e artistas com deficiência’, evento organizado pela Prefeitura da Cidade de São Paulo, que acontece entre os dias 17 e 22 de Setembro na capital. Na ocasião, a instituição apresenta oficialmente seu Programa de Acessibilidade Cultural, que conta com visitas guiadas e materiais de acessibilidade, como mapas e maquetes táteis.

Maquete da JAPAN HOUSE São Paulo (Foto: Giuliano Giarolo)

Para este projeto, a Japan House São Paulo trabalhou em parceria com uma assessoria especializada para desenvolver e implementar as práticas existentes em seu Programa de Acessibilidade Cultural, constituído por cinco principais serviços: Apresentação de maquete tátil do edifício com audiodescrição, composta por mapa tátil do entorno da Japan House São Paulo e pranchas táteis de elementos arquitetônicos característicos do espaço; Visitas mediadas com libras ou audiodescrição via agendamento; Disponibilização de mapa tátil em todos os andares do centro cultural; Vídeo-guia institucional da Japan House São Paulo e Treinamento de equipe interna.

“Como uma instituição cultural, entendemos a necessidade de criação de oportunidades equitativas para todos os públicos, incluindo os que exigem abordagens diferenciadas. Importante ressaltar que desde sempre partimos desta premissa, tendo em vista que o edifício da Japan House São Paulo foi projetado para garantir questões de plena acessibilidade, porém, para além da acessibilidade física, entendemos que é necessário a criação de um programa com ações específicas voltadas para este público, buscando proporcionar esta oportunidade equitativa”, declara Marcelo Araujo, Presidente da Japan House São Paulo.

Entre as atividades para o Festival, destaque à palestra de Apresentação do Programa de Acessibilidade, que acontece no sábado (21 de setembro), às 15h. Na ocasião, a equipe educativa da Japan House São Paulo e alguns parceiros no desenvolvimento do programa, detalharão as ações, bem como os desafios e as etapas de implementação na instituição. Como complemento as atividades, foi criado um cronograma especial de visitas guiadas com audiodescrição e em libras, pelas duas exposições em cartaz (‘Tsuyoshi Tane | Arqueologia do Futuro – Memória & Visão’ e ‘NUNO – Poéticas têxteis contemporâneas’). Além disso, nos dias 20, 21 e 22, a maquete tátil do edifício estará disponível para visualização no primeiro andar da Japan House São Paulo.

Maquete da JAPAN HOUSE São Paulo (Foto: Giuliano Giarolo)

Confira o cronograma de visitas mediadas do evento:

DATA AUDIO DESCRIÇÃO, às 11h LIBRAS, às 14h
17/09 Tsuyoshi Tane | Arqueologia do Futuro – Memória & Visão Tsuyoshi Tane | Arqueologia do Futuro – Memória & Visão
18/09 Tsuyoshi Tane | Arqueologia do Futuro – Memória & Visão Tsuyoshi Tane | Arqueologia do Futuro – Memória & Visão
19/09 ‘NUNO – Poéticas têxteis contemporâneas ‘NUNO – Poéticas têxteis contemporâneas
20/09 NUNO – Poéticas têxteis contemporâneas NUNO – Poéticas têxteis contemporâneas
21/09 Tsuyoshi Tane | Arqueologia do Futuro – Memória & Visão Não acontecerão atividades nesse horário
22/09 Tsuyoshi Tane | Arqueologia do Futuro – Memória & Visão NUNO – Poéticas têxteis contemporâneas

 

Apresentação do Programa de Acessibilidade da Japan House São Paulo

Dia 21 de Setembro de 2019, às 15h
Participação Gratuita
Com libras
Retirada de senhas uma hora antes na recepção

Maquete tátil do edifício da Japan House São Paulo
Dias 20, 21 e 22, das 10 às 18h
Primeiro andar

Tsuyoshi Tane | Arqueologia do Futuro – Memória & Visão
Visitas mediadas com audiodescrição, às 11h, nos dias 17, 18, 21 e 22 de setembro de 2019.
Visitas mediadas com libras, às 14h, nos dias 17 e 18 de setembro de 2019.
Após essas datas, o agendamento de visitas mediadas deve ser realizado via e-mail educativo@jhsp.com.br

NUNO – Poéticas têxteis contemporâneas
Visitas mediadas com audiodescrição, às 11h, nos dias 19 e 20 de setembro de 2019
Visitas mediadas com libras, às 14h, nos dias 19, 20 e 22 de setembro de 2019
Após essas datas, o agendamento de visitas mediadas deve ser realizado via e-mail educativo@jhsp.com.br

Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52
Horário de funcionamento:
Terça-feira a Sábado: das 10h às 20h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Entrada gratuita

Confira a programação no www.facebook.com/JapanHouseSP/

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP)

Japan House São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (inauguração total em agosto/2018) e Londres (inaugurada em junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência única dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JHSP promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia. A instituição já recebeu mais de um milhão e meio de visitantes.

Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo FacebookTwitter e Instagram.