Como você se sentiria ao ir para algum lugar e notar que está sendo tão espionado quanto o pessoal dos reality shows de TV? Embora o Japão tenha uma taxa de criminalidade relativamente baixa em comparação com outros países, não está imune à ameaça de furto em lojas. Houve até um recente filme japonês sobre uma “família” de ladrões de lojas que escolheram e arrancaram o que precisavam para sobreviver.

O problema é que enquanto houver gente com essas mãos com 5 dedos larápios, os comerciantes tem ficado em alerta para que não tenham mais prejuízos e muitas vezes, seus contingentes de funcionários não dão conta de ficarem atentos a tudo.

E aparentemente alguns gerentes têm uma quantidade surpreendente de poder, como pode ser visto nesta foto do usuário do Twitter Omizu (@wasted_omizu).

“- Há uma farmácia chamada Cosmos, que tem sede em Miyazaki, mas eu acho que eles são um pouco obcecado com câmeras de vigilância. A quantidade incomum não deixaria uma única pulga ser roubada.”

A Cosmos é uma rede de drogarias que foi criada em Miyazaki e mudou sua sede para Fukuoka, mas além desse relato no tweet, fica claro que essa filial de Miyazaki tem 14 ou mais câmeras penduradas, espaçadas a um metro de uma outro. E na parte inferior da imagem, entre os cartazes que anunciam todas as grandes economias que a Cosmos tem a oferecer, há uma placa que diz: “o vídeo de prevenção contra crimes está gravando”, caso isso não tenha sido evidenciado pelo campo exuberante da sobrecarga de vigilância .

Mas espere um minuto. Talvez aquele fosse apenas um canto especialmente problemático de um local particularmente cheio de crimes. Certamente todas as lojas Cosmos não são tão paranoicas, porém, não é o que diz esta usuária no twitter Gacha Tera (@spitfire_3022):

“Eu fui para a primeira farmácia na parte da manhã, mas quando eu olho com cuidado vejo câmeras de segurança inúmeras vindo do teto! Isso não é um pouco demais?”

Gacha Tera não diz especificamente que esta é uma loja Cosmos, mas um comentário a identificou como tal e o padrão de iluminação no teto é muito semelhante ao da imagem da Omizu, sem mencionar a semelhança de um número absurdo de câmeras .

Ironicamente, todos os olhos online estavam nessas constelações de câmeras capturando consumidores de todos os ângulos. É claro, isso gerou os mais diferentes tipos de comentários:

  • “É como um cassino.” 
  • “Provavelmente mais da metade delas são falsas.” 
  • “Eles são livres para fazer o que quiserem, mas é meio assustador.” 
  • “Isso deve fazer um monte de dados.” 
  • “Se esses são reais, eles devem ficar com uma dor na bunda para verificar.” 
  • “É um bom impedimento porque você não pode saber quais os que estão trabalhando e quais não são.” 
  • “Eles podem pegar até 200 ladrões de uma vez!” 
  • “E parece que eles estão fazendo um modelo 3-D da loja.” 
  • ” Isso é uma loja ou uma prisão?” 
  • ” Eu acho que o gerente dessa loja tem problemas de confiança.” 
  • ” Ei, vocês não estão autorizados a tomar imagens dentro da loja!”

Uma equipe de blogueiros foi à uma farmácia próxima de tamanho semelhante à Cosmo para ver se isso era algo mais difundido. No entanto, como o comentário apontou, tirar fotos dentro da maioria das lojas no Japão é desaprovado, então eles apenas descreveram que este lugar tinha um belo teto claro e apenas três ou quatro daquelas pequenas câmeras de aparência Hal 9000 em locais estratégicos.

Há casos raros em que os lojistas japoneses permitem que você tire fotos lá dentro, como quando você dá uma festa do pijama do Homem-Aranha.

Tirar foto na farmácia não pode, mas enquanto houver gente zuando, está tudo liberado (imagem: SoraNews)

Uma das conclusões levadas em consideração pelos blogueiros é que nesse caso, os gerentes tinham a ideia de que, ao colocar câmeras fictícias em todos os lugares, isso confundiria ladrões de lojas que estavam acostumados a tirar vantagem de pontos cegos. A maior dica é que as lojas não estão fazendo nenhum esforço para esconder as câmeras, a ponto de parecerem ridículas para os consumidores que cumprem a lei.

No entanto, é bom imaginar que todos esses dispositivos estão sendo usados ​​para gerar imagens de vigilância de de realidade virtual e que o gerente pode se inserir como uma matriz e olhar em volta livremente. Viva a tecnologia… e a arte de fazer pegadinhas com o público!

Fontes: Twitter/@wasted_omizuTwitter/@ spitfire_3022Itai News via SoraNews

Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo FacebookTwitter e Instagram.