Kaminchu    

0
1760

O arquipélago de Ryukyu é composto de 160 ilhas, praticamente 40 ilhas habitadas tendo como o seu dominio um espaço de 1.000 km de comprimento por 400 km de largura. No antigo Reino de Ryukyu os reis de Okinawa tinham como sua conselheira e porta voz espiritual a Noro principal denominada Kikoe Oguimi, que era assumida pela sua irmã. Okinawa tem como particularidade, que as atividades espirituais são de responsabilidade exclusiva das mulheres.

 

Kaminchu são pessoas ligadas ao ritual religioso, e se dividem em duas classes: Noro sacerdotisa guia oficial espiritual da comunidade e a Yuta – com poder mediúnico (sadaka umari). São duas pessoas fundamentais do Xamanismo da região de Okinawa.

 

Noro :  Elas são iniciadas espiritualmente na meia idade, e são selecionadas representando as clãs  (famílias). As suas vestes são brancas e usam um colar de pedra sagrada em forma de um embrião – Magatama, também encontrados em túmulos de antigas civilizações.

 

Nas vilas de Okinawa as Noros são sacerdotisas incumbidas dos rituais religiosos, nas comemorações e festivais da comunidade, assim sendo, os rituais podem ser realizados nos bosques sagrados Utaki com  a participação exclusiva das mulheres; no Santuário do Fogo Hinukan instalado na cozinha da casa raiz  no  Niya (casa raiz da família mais antiga da vila, situada mais próxima do bosque sagrado Utaki);  orações para o além mar (Nirai Kanai);  ou mesmo nas grutas, poços ou nascentes de água. Todos estes elementos são ligados de uma maneira comum, com a energia cósmica.

 

Yuta ou xaman:  é uma médium que tem a sensibilidade de se comunicar com os espíritos desencarnados, e dá o amparo espiritual às pessoas que a procuram, elas são consultadas para problemas de saúde, casamento, finanças, desavenças familiares, soluções para casos de antepassados, analises de sonhos e também são chamadas pelas famílias que perderam um ente querido, no dia da ultima missa que é a de 49 dias (sétima missa), elas realizam o ritual de passagem considerando se que a partir deste momento o falecido  já está no mundo espiritual e  tem a condição de se manifestar incorporado na Yuta, enviando mensagens para os familiares mais próximos, criando assim uma forma de confortar os entes queridos.

 

Tão importante como a Noro e a Yuta no xamanismo de Okinawa, temos também o Sanjinso, que é um adivinho, o homem tem exclusividade nesta profissão, se de um lado a Yuta tem poderes mediúnicos, o Sanjinso faz seus prognósticos através do almanaque lunar e outros livros sobre ocultismo da cultura chinesa. O Sanjinso é consultado quando é necessário marcar uma data especifica como: casamento, funerais, compra e venda de casa, mudanças ou viagens.

 

Deste modo em Okinawa, a mulher tem tradicionalmente um papel predominante na religião, a Noro e a Yuta com as suas práticas, fazem da essência da estrutura social de Okinawa. Nas casas a mulher mais velha, é a porta voz espiritual da família  acompanhando a todos nas orações, tendo ela a responsabilidade das mensagens aos ancestrais, no Butsudan – Totome.

 

A atuação das mulheres na sociedade okinawana, fez criar uma relação solidária de ajuda mutua, fazendo nascer um preceito religioso voltado a família e a comunidade.

 

Shinji Yonamine

Palestrante da Cultura e Tradições de Okinawa

e-mail:  shinji@mundook.com.br

facebook/Shinji Yonamine