Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta segunda-feira (13/01) as indicações para o 92º Oscar. O ator John Cho (Searching, Star Trek de 2009, série live-action Cowboy Bebop) e a atriz Issa Rae (Awkward Black Girl, Insecure) revelaram as indicações em uma apresentação ao vivo e para a premiação de 2020, nenhum filme de anime recebeu indicações na categoria longa-metragem de animação. Os indicados na categoria são Como Treinar o Seu Dragão: O Mundo Oculto, I Lost My Body, Klaus, Missing Link e Toy Story 4.

Os filmes animes que estavam pré-indicados são Children of the Sea (Kaijuu no Kodomo) de Ayumu Watanabe e do Studio 4°C , Wakaokami wa Shougakusei! (Okko’s Inn) de Kitaro Kousaka e dos estúdios DLE e Madhouse, Promare de Hiroyuki Imaishi e do estúdio Trigger e Tenki no Ko / Weathering With You de Makoto Shinkai e da CoMix Wave Films.

O filme Tenki no Ko, de Makoto Shinkai era uma das grandes esperanças japonesas.

Além disso, o filme em live-action de Hollywood Alita: Battle Angel, baseado no mangá de Yukito Kishiro, também não recebeu a indicação na categoria Efeitos Visuais. O filme estava na lista dos pré-indicados ao prêmio. Os indicados na categoria são Avengers: Endgame, The Irishma , The Lion King, 1917 e Star Wars: The Rise of Skywalker.

Antes disso, o filme anime de Makoto Shinkai, Tenki no Ko: Weathering With You (Weather Child: Weathering With You) que foi indicado como a entrada japonesa na categoria de “Melhor Filme Internacional” (antes era chamado de melhor filme de língua estrangeira) acabou não sendo pré-selecionado pela academia. Este é o primeiro filme de animação que é indicado pelo Japão nesta categoria desde Princess Mononoke de Hayao Miyazaki e Studio Ghibli em 1998.

Se o Japão ficou sem representantes, para nós do Brasil temos ao menos uma boa notícia. A obra brasileira Democracia em Vertigem disputará o Oscar 2020 de melhor documentário.

Fontes: Live do Oscar 2020Academia de Artes e Ciências Cinematográficas via Anime Xis

Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo FacebookTwitter e Instagram.