Os usuários do onipresente aplicativo de mensagens LINE – cerca de 81 milhões no Japão, na última contagem – agora podem negociar ações usando o programa gratuito para smartphones. A Line Securities Corp., criada conjuntamente pela Line Financial Corp. e a Nomura Holdings Inc., a maior empresa de títulos do Japão, foi lançada em 20 de Agosto.

Com o movimento, a LINE busca tornar os negócios financeiros um de seus pilares, enquanto a Nomura busca atrair aqueles entre 20 e 40 anos, principais usuários da LINE, para o mundo dos investimentos.

“Queremos levar as operações de ativos para mais perto da população ativa, que tendem a ficar apreensivas quanto a fazer investimentos”, disse Tetsuhiko Saito, presidente da Line Financial, em entrevista coletiva em Tóquio naquele dia.

Tela de um smartphone com o app Line Securities Corp. Os clientes podem concluir uma negociação em seis etapas. (imagem de Naoko Murai via Asahi)

Usando o serviço Line Securities, os clientes podem negociar ações em valores tão pequenos quanto uma ação custando várias centenas de ienes (vários dólares). No comércio convencional, os investidores normalmente negociam ações em unidades de 100 ações, o que pode custar várias centenas de milhares de ienes a vários milhões de ienes, dificultando o investimento de iniciantes.

Os usuários do novo serviço precisam apenas tocar na tela várias vezes para concluir uma negociação. Eles também podem negociar até 21h durante a semana e podem usar o serviço Line Pay para efetuar pagamentos via smartphone.

Atualmente, ações de 100 empresas famosas e nove tipos de fundos negociados em bolsa nacional (ETF), fundos mútuos negociados em bolsas de valores, podem ser negociados usando o serviço.

A LINE criou a Line Financial em Janeiro de 2018 e lançou negócios financeiros um após o outro desde o outono daquele ano, incluindo seguros e um serviço de escrituração de contas domésticas. Também abrirá o Line Bank, uma joint venture com o Mizuho Bank, em 2020.

Saito descreve os serviços financeiros da LINE como “finanças de palma”.

“Tornar os serviços financeiros disponíveis na plataforma da LINE acessada diariamente pelos usuários é significativo. Há muito espaço para tornar os serviços financeiros mais convenientes“, disse ele.

Tetsuhiko Saito, à esquerda, presidente da Line Financial Corp. e Hajime Ikeda, na extrema direita, diretor executivo sênior da Nomura Holdings Inc., posa junto com Yoshikazu Yonenaga, segundo à esquerda e Noritaka Ochiai, ambos diretores representantes da Line Securities Corp., em uma coletiva de imprensa em Tóquio, no dia 20 de Agosto. (imagem de Naoko Murai via Asahi)

A Nomura Securities Co., uma subsidiária da Nomura Holdings, prosseguiu com medidas para lidar com a digitalização. No entanto, tais medidas não se espalharam entre seus clientes suficientemente. Hajime Ikeda, diretor executivo sênior da Nomura Holdings, mostrou confiança na união com a LINE, que é usada pela maioria dos usuários de smartphones no país.

“Poderemos criar um movimento em que 1.800 trilhões de ienes (em ativos financeiros mantidos por pessoas no Japão) fluirão da poupança para a formação de ativos”, disse ele.

Atualmente, não há mecanismo para atrair clientes da Line Securities para os serviços da Nomura, como vendas presenciais ou consultas sobre operações de ativos. No entanto, é um desafio urgente para toda a indústria de valores mobiliários liderar os ativos financeiros de pessoas físicas, desde a poupança até investimentos, uma vez que a negociação nos mercados acionários domésticos recentemente se tornou lenta.

“O número de pessoas que conduzirão negociações presenciais no Nomura aumentará”, disse Ikeda.

Segundo informações pesquisadas, no momento o serviço é disponível exclusivamente no território japonês.

Fonte: The Asahi Shimbun

Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo FacebookTwitter e Instagram.