Uma porta se abriu quando um trem-bala estava andando a uma velocidade de 280 quilômetros por hora na Linha Tohoku Shinkansen na última quarta-feira (21/08), forçando o motorista a pisar no freio.

Nenhum acidente foi relatado no incidente, que aparentemente foi causado pela equipe de limpeza que se esqueceu de devolver a maçaneta que permite que a porta seja aberta manualmente de volta à sua posição correta.

A Japan Railway East Co. informou que o incidente atrasou sete trens Shinkansen em até 28 minutos nas direções de entrada e de saída, afetando cerca de 3.300 passageiros.

O maquinista foi alertado por volta das 10h17 que uma porta do carro número 9 foi aberta quando a Hayabusa Nº 46 estava funcionando entre a Estação Sendai e a Estação Shiroishi-Zao, ambas na Prefeitura de Miyagi.

O trem de dez carros, com destino a Tóquio, foi levado a uma parada de emergência e o condutor descobriu que a porta estava quase completamente aberta. Autoridades da JR East disseram que a porta estava aberta há cerca de 40 segundos.

A maçaneta da porta de emergência vermelha é vista através de uma tampa do painel levantada. (Imagem fornecida pela Japan Railway East Co. via Asahi)

A maçaneta vermelha da porta de emergência, que permite que ela seja aberta manualmente, foi puxada. Uma maçaneta de emergência, coberta com um painel, é colocada acima de cada uma das portas. Os funcionários da JR East checaram as imagens de uma câmera de segurança e descobriram que um membro da equipe de limpeza havia puxado a maçaneta da porta de emergência enquanto o trem estava sendo limpo antes de sair da estação de Sendai.

O status da alavanca foi esquecido durante a verificação final antes da partida.

Normalmente, todas as portas de um trem Shinkansen são controladas pelo condutor. Mas a equipe de limpeza pode operar a maçaneta da porta de emergência para abri-la manualmente.

Os trens não podem sair de uma estação se alguma de suas portas estiver aberta. A porta da Hayabusa Nº 46 estava fechada, mas não trancada e aparentemente aberta devido a vibrações da velocidade do trem. O painel de cobertura para uma maçaneta de emergência é travado quando o trem Shinkansen excede 30 km/h, de modo que a manopla não pode ser operada durante uma corrida.

A mais recente série E7 Shinkansen está equipada com um sistema de segurança que pode detectar se o painel está aberto. Mas tal sistema não foi instalado no Hayabusa No. 46, que é o trem da série E5.

A série E5 Shinkansen, que funciona na linha Tohoku Shinkansen como a Hayabusa (imagem: Asahi)

“Vamos considerar a instalação de um sistema de segurança semelhante ao da série E7 na série E5 e em outros modelos o mais rápido possível”, disse Yusuke Konishi, diretor responsável pelos trens Shinkansen da JR East.

Fonte: The Asahi Shimbun

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