Comunidade uchinanchu em festa para celebrar os 110 anos da imigração okinawana no Brasil

 

Texto: Tamires Alês / Fotos: Daniel Yonamine – Lau Moreira – Paulo Guereta

 

Para festejar os 110 anos da imigração okinawana no Brasil, a comunidade uchinanchu se reuniu para realizar uma série de eventos. O objetivo dessas celebrações é valorizar as raízes e honrar a história dos antepassados, que aqui desembarcaram do navio Kasato Maru, em 1908.

 

Das 781 pessoas que chegaram nesse primeiro navio, 325 eram uchinanchu. Okinawa – província localizada ao sul do Japão, que foi um reino independente durantes muitos séculos, tanto que o arquipélago tem dialeto e costumes próprios – foi a província que mais enviou imigrantes para as terras brasileiras. Atualmente, cerca de 150 mil pessoas, entre imigrantes e descendentes, vivem no Brasil e trazem consigo o inconfundível jeito uchiná de ser.  

“Todos esses eventos são uma forma também de agradecer ao Brasil e aos brasileiros pela acolhida calorosa aos primeiros imigrantes e as gerações que os sucederam”, ressalta o presidente da comissão organizadora dos festejos dos 110 anos da imigração okinawana no Brasil, Tério Uehara. “A celebração é dos 110 anos da imigração okinawana, mas a festa é de todas as comunidades, de todos os povos. Por isso, gostaria de convidar todos a participarem dessa grande celebração com a gente”, completa Uehara.

Confira os principais eventos comemorativos!  

 

* Sessão Solene em comemoração aos 110 anos

Sessão solene com autoridades brasileiras e do Japão, que vão homenagear 123 idosos okinawanos acima de 90 anos.

Data: 03.08.2018

Horário: às 10h30

Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (avenida Pedro Álvares Cabral, 201 – Paraíso)

Convites: aberto ao público

 

* Recepção no Palácio dos Bandeirantes

Recepção das autoridades vindas de Okinawa.

Data: 03.08.2018

Horário: às 19h

Local: Palácio dos Bandeirantes – (avenida Morumbi, 4500 – Morumbi)

Convites: somente para autoridades  

 

* Encontro com os jovens   

Encontro do vice-governador de Okinawa, Moritake Tomikawa, com os ex-bolsistas e jovens da comunidade okinawana no Brasil

Data: 04.08.2018

Horário: às 9h

Local: Associação Okinawa Kenjin do Brasil – AOKB (rua Dr. Tomaz de Lima, 72 – Liberdade)

Convites: voltado aos jovens da comunidade okinawana (informações na secretaria da AOKB)   

 

* Cerimônia religiosa em homenagem aos antepassados  

Cerimônia religiosa celebrada pela Monja Coen em memória aos imigrantes pioneiros.

Data: 04.08.2018

Horário: às 10h

Local: Associação Okinawa Kenjin do Brasil – AOKB (rua Dr. Tomaz de Lima, 72 – Liberdade)

Convites: aberto ao público   

 

* Cerimônia comemorativa dos 110 anos   

Cerimônia comemorativa para homenagear os fujinkai (departamento feminino), autoridades e personalidades da comunidade okinawana no Brasil. Além da solenidade, o evento contará com almoço especial e show artístico com produção de Satoru Saito e Alexandre Oshiro.

Data: 05.08.2018

Horário: às 10h

Local: Centro Cultural Okinawa do Brasil – CCOB (avenida Sete de Setembro, 1670 – Centro / Diadema)

Convites: R$ 150,00 (venda antecipada na OAKB)   

Okinawa Festival: a grande festa da cultura okinawana no Brasil

 

Dentre os vários eventos que farão parte das celebrações dos 110 anos da imigração okinawana no Brasil, a 16ª edição do Okinawa Festival é o maior deles. A festa é uma das maiores e mais aguardadas da comunidade okinawana no Brasil e atrai milhares de pessoas de várias regiões do país.

O evento acontece nos dias 04 e 05 de agosto no Centro Educacional e Esportivo Vicente Ítalo Feola, na Vila Manchester, zona leste da capital paulista. O festival é promovido pela Associação Okinawa de Vila Carrão, Associação Okinawa Kenjin do Brasil, em parceira com a Prefeitura de São Paulo, e tem como principal objetivo difundir e preservar a arte e a cultura uchinanchu em terras brasileiras.  

“Esse ano, o Festival será ainda mais inesquecível, já que é uma edição especial em comemoração aos 110 anos da Imigração Okinawana no Brasil e contará com a presença de diversas autoridades de Okinawa. Nossas expectativas são as melhores para essa grande celebração”, ressalta o coordenador da comissão organizadora do evento, Mário Shinzaki.

O Okinawa Festival faz parte do Calendário Municipal e Estadual de São Paulo e conta com mais de 100 barracas de produtos, serviços e de alimentação oferecendo uma grande variedade de pratos típicos da ilha como o Okinawa Sobá, o Hijá nu Shiru (sopa de cabrito), o Ashitebiti (joelho de porco) e o famoso Sataa Andagui (bolinho de chuva). Além de uma variada programação cultural com o melhor da cultura, música e dança de Okinawa.

 

Desfile Comemorativo

 

Entre as novidades da edição 2018 do evento está o Desfile Comemorativo, a exemplo do realizado em 2008, durante a comemoração do Centenário da Imigração Okinawana no Brasil. O Desfile acontece no sábado, 04 de agosto, a partir das 13h, nas ruas do entorno do Festival, que estarão fechadas especialmente para a apresentação.

 

“Diversos grupos artísticos se apresentarão no desfile, ao todo serão mais de três mil artistas e representantes de delegações de vários países como Japão (Okinawa), EUA (Havaí), Peru, Argentina e Bolívia, dentre outros, sendo que os dois últimos também comemorarão os 110 anos de imigração em seus respectivos países nos dias seguintes à festa brasileira ”, detalha Shinzaki.

Da parte artística destaque para as professoras do Ryukyu Buyo Kyokai, com a apresentação da dança Yotsudake; os grupos de Eisá (taikô de Okinawa) – Requios Geinou Doukoukai Eisá Taiko e Ryukyu Koku Matsuri Daiko; quatro grupos de Shishimai (dança do leão mitológico de Okinawa) – Requios Geinou Doukoukai, Ryukyu Koku Matsuri Daiko, Grupo de Shishimai de Campinas e do Seinenkai de Santa Clara e Santo André.

 

Também desfilarão tocadores de sanshin; atletas de karatê; as senhoras de diversos fujinkai; o Grupo Miruku, da Associação Oroku e Tabaru do Brasil, que fará uma apresentação especial com a participação de 110 crianças acompanhando o Deus da Colheita e da Fartura, Miruku; as Misses Ryuso; e as diversas autoridades vindas do exterior, bem como representantes da Associação Okinawa Kenjin do Brasil e suas subsedes.

Para fechar a apresentação em grande estilo, essa grande celebração multicultural contará com a participação da Escola de Samba Campeã do carnaval 2018 de São Paulo – Acadêmicos do Tatuapé.

 

Cultura, shows e muita arte

 

Além do desfile comemorativo, o evento conta com uma extensa programação cultural nos dois dias de festa, reunindo o melhor da cultura, música, danças e artes de Okinawa.

 

Dentre as apresentações artísticas, estão as músicas e danças folclóricas okinawanas, como a já tradicional apresentação dos mais de 600 tocadores de taikô, dos grupos Requios Geinou Doukoukai Eisá Taiko e Ryukyu Koku Matsuri Daiko, umas das mais aguardadas pelo público. Shows musicais com a Banda Tontonmi, Joe Hirata, Karen Ito e Ryu Jackson, apresentação do grupo de wadaiko Soragoi Wadaiko, e demonstração de artes marciais.

A programação também conta com apresentações de Radio Taissô (ginástica rítmica ao som do Rádio), Kenko Taissô, Bon Odori – tradicional dança circular japonesa a qual o público é convidado a participar, dança de salão, K-Pop (dança coreana), capoeira, dança cigana e Tai Chi Chuan. Além de uma bela exposição fotográfica em comemoração aos 110 anos da Imigração Okinawana, que ressalta a trajetória dos primeiros imigrantes até a comunidade dos dias de hoje. E o estande cultural do Urizun – Círculo dos Ex-Bolsistas de Okinawa, com oficinas e palestras culturais.

 

Venha para o Okinawa Festival

 

Desde a primeira edição, o evento tem caráter solidário, a entrada é gratuita, mas os organizadores solicitam ao público a doação de 1kg de alimento não perecível que é doado para entidades assistenciais da comunidade japonesa e da região. “Na última edição, arrecadamos 15 toneladas de alimentos, que foram doados para 12 instituições”, revela Uehara.

 

Em 2018, segundo Shinzaki, também serão beneficiadas 12 entidades, são elas: Ikoi-no-sono, Casa da Infância Clara Nunes, Futurong – Ação Social Cultural, Benção de Paz, São Sebastião Pro + Vida, Kodomo-no-sono, Kibô-no-iê, Centro de Ação Social Enkyo – Unidade Amami, Lar da Infância de Nice, Associação Beneficente Lar dos Idosos de Miracatu, Lar Mãos Estendidas e Instituto das Filhas de São José.

 

Participe, traga o seu alimento para doação e prestigie essa grande festa da cultura e das tradições okinawanas. “Pedimos ao público que dê preferência aos táxis, transporte por aplicativo ou público para chegar até o nosso evento, já que não há estacionamento local”, ressalta o coordenador da comissão organizadora.

 

“Nossa festa é um grande momento de lazer e confraternização entre os visitantes de todas as regiões do Brasil. Convido a todos que venham prestigiar o Okinawa Festival que é realizado com todo empenho e dedicação de centenas de voluntários e está cada vez melhor em termos de estrutura para o conforto e bem-estar do nosso público. Venham celebrar conosco!”, finaliza Shinzaki.

Para mais informações e detalhes da programação na página oficial da entidade no facebook.com/associacaookinawa.

 

Informações

 

16º Okinawa Festival

Data: 4 e 5 de agosto de 2018

04.08.18 – 11h às 21h

05.08.18 – 11h às 20h

Local: CEE Vicente Ítalo Feola (praça Haroldo Daltro, s/nº – Vila Manchester)

Site: www.okinawafestival.com.br