Okinawa Festival 2019

0
1334

A tradicional festa da cultura uchinanchu, o Okinawa Festival realizado na Vila Carrão anualmente, chega a sua 17ª edição. Diferente dos dois últimos anos, apesar de um final de semana de muito frio, não choveu e isso contribuiu para que um grande público visitasse o evento. Independente do clima, a festa já tem seu sucesso garantido devido a grande participação da comunidade okinawana de São Paulo e até de outros estados.

A festa é bastante conhecida devido a sua ampla área de alimentação, que além dos tradicionais pratos da culinária oriental, traz pratos típicos da cultura okinawana, como o Okinawa sobá, Hija nu shiru (sopa de cabrito), ashi tebiti (pé de porco), satá andagui (bolinho doce) entre outros. Também conta com uma extensa programação artística no palco, com apresentações de artes marciais como aikido do nosso parceiro Shobu Dojo com Sensei Vagner Tome e seus alunos, karatê, minyo e buyo (músicas e dança típicas de Okinawa), apresentações de sanshin e koto, danças com diversos grupos, como o Seinen Carrão e o Okinawa Social Dance, além claro, das apresentações dos grupos Requios Gueinou Doukoukai e Ryukyu Koku Matsuri Daiko (esse que trouxe em sua apresentação quase 200 tocadores se apresentando ao mesmo tempo no palco e no campo).

Várias novidades chamaram a atenção dos visitantes, os dois dias de festa foram fechados com a apresentação de Kazufumi Miyazawa (cantor da música Shima Uta) e de Claudia Oshiro, o show de domingo contou com a participação da banda Tontonmi. Pela primeira vez no festival, o Urizun, círculo de ex-bolsistas de Okinawa trouxe a Expo Shinchoson, mostrando um pouco de cada município de Okinawa. Pela primeira vez também a escola de samba Águia de Ouro se apresentou na festa, escola que ainda esse ano visitará Okinawa para mostrar o carnaval brasileiro ao povo uchinanchu.