Um grande aborrecimento que muitos viajantes no Japão notam é a falta de latas de lixo, mesmo nas grandes cidades. Nasce parcialmente da aversão geral do Japão a comer lanches enquanto caminha (o que significa que os habitantes locais provavelmente não geram muito lixo enquanto andam) e parcialmente pelo fato de que quase todos, homens e mulheres, carregam algum tipo de bolsa (que os permite levar para casa o lixo que gerarem), mas ainda é um inconveniente.

Por outro lado, porém, as lixeiras para latas e garrafas plásticas (chamadas “garrafas pet”) estão por todo o lado. Você encontrará uma próxima a quase todas as máquinas de venda automática e também perto das entradas / saídas de lojas de conveniência e supermercados.

Mas o mais estranho é o seguinte: muitas vezes, as lixeiras têm duas aberturas, uma rotulada como “latas” e a outra “garrafas pet”. Mas se você olhar para dentro, verá que as duas aberturas se esvaziam exatamente no mesmo compartimento.

É algo que sempre intrigou algumas pessoas, por isso uma equipe de reportagem de um site japonês foi buscar maiores fabricantes de bebidas do Japão para ver se eles podiam explicar o porquê. Primeiro, entraram em contato com a linha direta de perguntas da Coca-Cola e, quando o representante de serviço entrou na linha, foi perguntado: “Se as latas e garrafas pet entram na mesma seção da lixeira, por que existem duas aberturas?”

Maquinas de vendas japonesas, espalhadas em vários lugares do Japão – e sempre acompanhadas de uma lata de lixo dessas (imagem: SoraNews)

A resposta da Coca-Cola?

“Eles foram projetados dessa maneira para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de separar materiais recicláveis ​​de outros lixos”.

Hã?! Então, aparentemente, não é que as pessoas que configuram as caixas nos quer manter latas e garrafas de plástico separados uns dos outros, mas para todos nós lembrar que as caixas não são para lixo geral (como uma nota lateral, residentes no Japão que têm separar latas e plásticos um do outro ao colocar o lixo no meio-fio para coleta semanal de lixo residencial). Achamos que ter duas aberturas diferentes faz com que pareça um sistema mais oficial e algo que as pessoas devem respeitar.

Só espero que não tenham caído em nenhuma gravação!

Em seguida, a equipe do site ligou para a divisão de refrigerantes da Asahi e eles nos disseram exatamente a mesma coisa: as caixas são projetadas com duas aberturas para que as pessoas estejam cientes da necessidade de separar os materiais recicláveis. Finalmente, eles entraram em contato com o DyDo (fabricantes de bebidas de pêssego e de maçã do Pikachu e torta de morango potável em lata) e eles deram mais um motivo para as duas caixas de abertura.

“Recentemente, existem muitos tipos diferentes de xícaras usadas por cafeterias e lojas de conveniência. Algumas pessoas jogam fora de forma inadequada as lixeiras e, se os copos são muito grandes, às vezes ficam presos e bloqueiam as aberturas.

Se houver duas aberturas, mesmo se uma estiver bloqueada, as pessoas ainda poderão usar a outra. Os marcadores de ‘latas’ e ‘garrafas de plástico’ servem apenas para impedir que as pessoas joguem outras coisas fora nas lixeiras.”

Modelo básico das lixeiras japonesas em questão: A esquerda, latas e a direita, garrafas pet. (imagem: SoraNews)

Então, pelo menos no caso da DyDo, as duas aberturas estão lá; caso alguém tente enfiar sua xícara não reciclável na lixeira, ainda há uma abertura para todos que seguem as regras. Por um lado, esse comportamento imprudente é decepcionante, mas é bom que o DyDo ainda nos permita uma maneira de ser gentil com o meio ambiente, mesmo que alguém tenha sido meio retardado e cometer estas imprudências, essa é a explicação mais inteligente para este design das lixeiras que provavelmente vamos usar.

Reportagem / Imagens: SoraNews

Quer ficar por dentro dos mais recentes artigos, notícias, eventos e outros destaques do Mundo OK? Siga-nos pelo FacebookTwitter e Instagram.