Performer e arranjador de trilhas do jogo Final Fantasy vem ao Brasil

0
731

O concerto de piano solo acontece em 19 de fevereiro, no MASP, com entrada gratuita

O pianista Hiroyuki HiroyukiNakayama-2Nakayama desembarca no Brasil para apresentação única de PIANO OPERA FINAL FANTASY,em 19 de fevereiro, às 20h, no Grande Auditório do MASP, em São Paulo. Um dos principais nomes da Game Music mundial, Nakayama é performer e arranjador de trilhas musicais de jogos como “Blue Dragon” e “LostOdissey”, para Xbox360, “Final Fantasy”, para Nintendo DS, e de gravações musicais de CDs como “PIANO OPERA FINAL FANTASY I, II, III” e “IV, V, VI”, “Final Fantasy Orchestra Album”, ”Kingdom Hearts Piano Collections” e “Guin Saga”.

No repertório, composições presentes nos álbuns PIANO OPERA FINAL FANTASY I a VI, lançados a partir de 2012, como parte das comemorações dos 25 anos da série de games. Os álbuns, com arranjos e execução de Nakayama, foram todos compostos por NobuoUematsu, reconhecido mundialmente como o mais importante compositor de game music da atualidade.

Segundo a crítica especializada, valeu a pena esperar 25 anos pelos álbuns, que reúnem as excelentes melodias de Uematsu aos arranjos elaborados e performances profundas de Hiroyuki, resultando em uma experiência desafiadora, mas gratificante.

A apresentação PIANO OPERA FINAL FANTASY terá ingressos gratuitos, que deverão ser retirados uma hora antes do espetáculo, no local.

Final Fantasy

 Final Fantasy é uma das franquias de jogos de mais sucesso de todos os tempos na história dos videogames, lançada em 31 de Janeiro de 1997. De lá para cá, diversas séries têm sido lançadas, sempre com novidades. Entre os fãs em todo o mundo, há divergências sobre qual o melhor lançamento nestes quase 20 anos. Final Fantasy III, lançado em 1990, é um dos mais famosos da franquia, tendo sido o primeiro da série a superar 1 milhão de cópias vendidas. Como se não bastasse, seu remake 3D, lançado em 2006, duplicou o sucesso do original com a venda de mais de um milhão de cópias. O sucesso de vendas talvez seja fruto de um marco de inovação visto a partir dali, com a possibilidade dos personagens mudarem de classe a qualquer momento para a habilidade de invocar criaturas poderosas.

Nova reviravolta aconteceu com o lançamento da sétima aventura, tida por muitos como uma das maiores já criadas. Desenvolvida para o PlayStation, e depois estendida para PC, pela primeira vez o game se passa em um mundo contemporâneo, mais parecido com o nosso, deixando para trás o habitual cenário medieval-fantasia.

Hoje, fãs em todo o mundo aguardam o lançamento de Final Fantasy XIII Versus (ou Final Fantasy XV).

Mais sobre Hiroyuki Nakayama

Nascido no Japão e formado em composição musical pela TokyoUniversityoftheArts, Nakayama executou a versão de Caprice (de Paganini) usada nas coreografias da patinadora artística Mao Asada, além de ter participado de importantes apresentações em parceria com a JapanPhilarmonicOrchestra.

Em 2010, ano em que foram celebrados os 200 anos do nascimento de Chopin, Nakayama realizou concertos na Varsóvia e em Paris, em turnê promovida pela emissora japonesa NHK.

Entre seus principais trabalhos em arranjos musicais, destacam-se a produção do concerto “Final FantasyOrchestra”, executada pela Orquestra Filarmônica Tcheca no Dvořák Hall, em Praga; e o concerto “Cinema MeetsSymphonicOrchestra”, da YomiuriNippon Symphony Orchestra.

Atualmente, Nakayama leciona iniciação musical em um curso promovido pelo Centro Cultural da NHK.

PianoOpera Concert Logo 414PIANO OPERA FINAL FANTASY

Data: quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Horário: 20h

Local: Grande Auditório do MASP (374 lugares)

Endereço: Avenida Paulista, 1578, São Paulo, SP

Informações: (11) 3251-5644

Evento gratuito (Retirada da senha 1 hora antes, na bilheteria)

Realização: Fundação Japão em São Paulo

Apoio: Consulado Geral do Japão em São Paulo

Square Enix

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP